O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, o deputado Wilson Filho (PMDB/PB), e o “Fórum Nacional 30 horas já: Enfermagem unida por um único objetivo” promoveram nesta terça- feira (09) audiência pública em defesa da votação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho para 6 horas diárias, totalizando em 30 horas semanais.
O Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, ficou lotado por representantes de vários órgãos competentes, deputados e profissionais da enfermagem que vieram de todos os estados brasileiros.
A mobilização se iniciou pela manhã com uma passeata na Esplanada dos Ministérios, contando a participação de mais de 10 mil pessoas.
A movimentada audiência pública iniciou às 14h30 e teve como tema “Mobiliza Enfermagem”. O objetivo é sensibilizar o Congresso para que coloque em pauta ainda este ano a votação do PL 2295/2000.
Na Tribuna, o Presidente da Frente Wilson Filho foi aplaudido pelos presentes no plenário. E iniciou rasgando o discurso e esclareceu, “as minhas palavras estão vindo do coração, não podemos adiar mais esta aprovação do PL 2295/2000, este já tramita há 13 anos nesta Casa Legislativa”.
Em discurso Wilson Filho ressaltou, “estive com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e solicitei que seja colocada na pauta de forma urgente a votação do projeto 2295/2000. Estou confiante, Henrique Alves me garantiu que será colocado em debate na próxima terça- feira o PL 2295/2000”.
Na reunião com o deputado Wilson Filho, o Presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves disse em tom de desabafo, “os Enfermeiros trabalham para que os brasileiros vivam, mas a enfermagem está morrendo”.
Em 04 de junho de 2012, Wilson Filho foi eleito Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem e desde o início de seu trabalho tem lutado para a regulamentação da carga horária de trabalho em 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem.
Segundo Wilson Filho, “a redução da jornada de trabalho é essencial para garantir o bom desempenho na assistência aos enfermos. Os profissionais da enfermagem exercem atividades que implicam vários riscos à sua saúde, mental e física, inclusive pelo contato estreito com pacientes portadores de patologias diversas e muitas vezes contagiosas, por este motivo a jornada de 40 horas leva este profissional ao limite. Os enfermeiros necessitam de melhores condições para o exercício da sua função”.
Na mesa de abertura estiveram presentes o Deputado Wilson Filho; a Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora do “Fórum 30 Horas Já”, Solange Caetano; o Presidente Interino do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Osvaldo Albuquerque; a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Ivone Cabral; o Diretor Social e de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Saúde (CNTS), Mário Jorge Filho; o Presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN), José Antônio Costa; o representante da Executiva Nacional de Estudantes de Enfermagem, Átila Augusto; e vários deputados federais.
Fonte: Ascom do Deputado