Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus, uma espécie de "parente" do cavalo.
O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em praticamente todo o planeta, exceto em regiões mais frias.
Desde o início das civilizações, ele vem sendo usado como animal de carga, sela e tração, sendo muito útil para trabalhos pesados no campo. Em média, tem 1,30 metro de altura e chega a pesar 400 quilos.
Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua.
Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro.
Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência.
Graças a seu formidável equilíbrio, a mula (ou burro) consegue andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga.
"Os burros e as mulas têm como característica principal a forte ‘personalidade’. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados", afirma o veterinário Alexandre Gobesso, da Universidade de São Paulo (USP).
Namoro em família Crias dos cruzamentos entre Equus caballus e Equus asinus são sempre inférteis
Equus caballus cavalo (macho) ou égua (fêmea)
Equus asinus jumento (macho) ou jumenta (fêmea)*
Jumento + égua = burro (macho)ou mula (fêmea)
Cavalo + jumenta = bardoto (macho ou fêmea)
*Asno e jegue são outros nomes para o jumento
Quem é quem
Ambos são usados como animais de carga, mas a mula é maior que o jumento
1. Orelhas
Uma das principais diferenças entre a mula/burro e o jumento é o tamanho das orelhas. As dos jumentos são bem maiores
2. Porte
Mulas e burros são mais altos que os jumentos. O porte depende do tamanho da égua que lhes originou, mas costuma ser mais que 1,50 metro
3. Pelagem
O jumento é mais peludo e tem várias formas de pelagem - acinzentada, branca e preta. Já o pêlo da mula/burro é baixo como o do cavalo
Por que o burro virou símbolo da ignorância?
“A fama de ser um bicho com comportamento difícil e incapaz de aprender começou na Grécia antiga”, afirma Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humadas da USP.
Por volta de 600 a.C., o burro já era tratado em histórias como teimoso, bobo e ignorante. Em uma das fábulas de Esopo – narrativas orais sobre animais com características humanas –, o burro veste uma pele de leão e tenta assustar as pessoas, até que é pego pela raposa em um deslize. Posteriormente, essas histórias foram passadas para o papel e popularizadas por Fedro, no século 1, e pelo francês Jean de La Fontaine, no século 17.
Palavras associando o burro à estupidez e à ignorância começaram a aparecer no século 2: a expressão asinina cogitatio (“raciocínio de burro”, em latim) fazia parte da obra de Lucius Apuleius, autor de O Asno de Ouro, sobre um homem que vira um asno. “Na língua portuguesa, o termo ‘burrico’ surgiu no século 12”, explica Mário Eduardo Viaro, também da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Fonte: Mundo Estranho