De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), as chuvas que atingem grande parte do estado devem perdurar até julho, considerado último mês do período chuvoso paraibano. A previsão da Aesa para esta semana é de chuvas dentro da média na faixa litorânea do estado. Na região do Agreste e Brejo chuvas esparsas e Sertão apenas nebulosidade.
Ainda conforme a Aesa, somente em João Pessoa entre os dias 1° e 11 de junho, choveu cerca de 156 milímetros, mais da metade do que era esperado para todo o mês.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, apesar da quantidade de chuva registrada em João Pessoa até esta segunda-feira (11) ser elevada, o volume acumulado estaria dentro da normalidade. “Ainda estamos passando pelo período considerado chuvoso na Paraíba. A expectativa do volume registrado para João Pessoa em todo o mês de junho é de 300 mm. Até o momento estamos com um volume de chuva dentro da normalidade”, comentou.A iminência do inverno, que se inicia no próximo dia 20 de junho, não acarretará mais chuvas, segundo Marle Bandeira. Conforme a meteorologista, a média climatológica deverá se manter dentro do esperado até julho. “No nosso estado mais especificamente não temos essa associações direta do inverno com o aumento do volume de chuvas. O período chuvoso se inicia em abril, e passa a maior parte dele dentro do outono. O fato do inverno chega ainda neste mês não deverá ter influência no aumento das chuvas do estado”, concluiu.
Dados da AESA-PB