21 de fev. de 2013

Que vergonha Governador: relatório do Ministério da Justiça revela que Governo da Paraíba sucateou Corpo de Bombeiros.


Quase toda criança paraibana já deve ter sonhado uma vez na vida,  sendo um soldado do Corpo de Bombeiros, principalmente para representar uma das instituições que compõe o Sistema de Segurança Pública que tem a maior credibilidade perante a população, mais poucos pessoas desconhecem que enquanto instituição, a cada dia que passa vem sendo sucateada pelos governos que administraram a Paraíba.

A pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Justiça comprovou com dados científicos o que a sociedade paraibana, talvez, jamais desconfiou. Os dados revelam profunda desestruturação, principalmente nas condições de trabalho que cada soldado vem enfrentando no dia a dia.

O Corpo de Bombeiro da Paraíba tem um efetivo de apenas 1.262 integrantes, sendo apenas 434 soldados, 284 cabos e 187 sargentos para atenderem todas as demandas dos 223 municípios. O efetivo é menor que a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro que conta com 3.800 homens. Para se ter uma ideia do pequeno efetivo paraibano, somente no episódio no World Trade Center em 11 de setembro,  346 bombeiros morreram em combate em Nova York.

Capengando na tentativa de servir ao cidadão paraibano, existem dados emblemáticos na pesquisa do Ministério da Justiça que são assustadores: Para atender a todos os 1.262 bombeiros existentes na Paraíba, a corperação conta com apenas 119 capacetes (tipo americano ou europeu), 147 botas, 179 luvas e 14 óculos de proteção. Caso necessite enfrentar um incêndio florestal, a o efetivo tem que improvisar, pois não existem nenhum conjunto de calça e camisa ou macacão, botas, capacete ou pares de luvas disponíveis para este tipo de combate.

Na tabela 21 disponibilizada pelo Ministério da Justiça na tarde de ontem, outro dado assustador sobre a quantidade de equipamentos de salvamento em uso pelos Corpos de Bombeiros da Paraíba. Só existem 53 nadadeiras (pé de pato)  para todo efetivo na Paraíba. Joelheiras, cotoveleiras não existem. Já  luvas de salvamento (tipo vaqueta) são 23 e para salvamento em águas, apenas 20 conjuntos completo de mergulho autônomo. A simples “máscara de mergulho” que acompanha o snorkel (canudo) são apenas 6 unidades para todo estado.

Quanto ao item “Quantidade de equipamentos para atendimento a produtos perigosos” nossa corporação não possui máscaras faciais filtrantes, macacões para proteção contra secreções e nenhum kits de descontaminação. Emblematicamente falando, só existem 04 GPS de mão para toda corporação.

Sucateado, em muitos casos, os brilhantes bombeiros paraibanos só conseguem chegar depois que nada mais há a fazer.

Fonte: ClickPB