11 de nov. de 2015

Deputado da PB representa o Brasil na Assembleia Geral da ONU nos EUA.

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB) esta representando o Brasil na 70ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Neta terça (10), Gouveia participou Conferência Mundial para Educação e o Desenvolvimento Social e da 24ª Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU.

Gouveia permanece em Nova Iorque onde participa de outros debates na ONU.
Ele destacou a importância das nações buscarem, juntas, soluções para o desenvolvimento apontando como a humanidade pode permanecer de forma mais justa no planeta.

Rômulo Gouveia na ONUA diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, descreveu a conferência como uma chamada à ação, uma vez que o planeta está chegando ao limite de sua capacidade de sustentar a vida. “A mensagem central da Década das Nações Unidas ecoa nas linhas da constituição da UNESCO. Construir as bases para uma paz duradoura deve começar nas mentes de homens e mulheres. E isso se inicia com a educação. A educação é o caminho para conectar as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável”.

O Príncipe Herdeiro do Japão, ecoou esses sentimentos: “em nossa terra hoje, junto com o crescimento econômico e as populações crescentes, também estamos testemunhando o avanço da mudança climática, a perda da biodiversidade, o esgotamento dos recursos naturais, o aumento da pobreza, entre outros problemas. Por nossas crianças, temos três tarefas importantes: proteger o ambiente da Terra, que é a fonte para garantir a vida abundante de bênçãos, valorizar os recursos limitados da Terra, e alcançar o desenvolvimento sustentável”.

Nos próximos três dias, os participantes da conferência irão rever iniciativas bem-sucedidas e inspiradoras da Década das Nações Unidas que está terminando e discutir formas de melhorar a educação para que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) se torne um de seus componentes principais. Eles também irão abordar as prioridades específicas e desafios do novo Programa de Ação Global para a ESD, como ensino, avaliação e promoção de competências para o Século 21. No encerramento, os participantes serão convidados a escrever a Declaração de Aichi-Nagoya, com a finalidade de acelerar o movimento em direção à Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Além de Rômulo Gouveia, os deputados federais : Gilberto Nascimento (PSC-SP), Paes Landim (PTB-PI) e Fábio Mitidiere (PSD-SE) integram a comissão da Câmara Federal do Brasil no evento.

Fonte: Ascom