Apicultores na expectativa, prontos para uma nova fase da produção de mel, em São José dos Ramos, a 59 km de João Pessoa. Nesse fim-de-semana, foi concluída a Casa de Mel, que vai possibilitar o aumento da produção. Antes, manualmente, eram produzidas mil toneladas do produto a cada ano. Agora, a previsão é que esse número triplique.
“Com a unidade de extração de mel, vamos profissionalizar o nosso trabalho e produzir ainda mais”, disse o apicultor, Robson Moreira, um dos beneficiados. Ele mora com a mulher e um filho de dois anos na zona rural da cidade. “Quero oferecer melhores condições de vida para a minha família e acredito que, agora, vou conseguir”.
Cerca de 20 famílias vão ser beneficiadas, inicialmente, com a unidade de extração de mel. Além da construção da casa, foram adquiridos quatro decantadores, centrífuga, mesa para coar o mel, peneira, vestimenta e 100 colmeias, com um investimento de R$ 75 mil, liberado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar.
“Com essa unidade, os apicultores de São José dos Ramos vão poder comercializar o mel com selo de qualidade”, explicou o gestor do Cooperar, Roberto Vital. “Dessa forma, a produção pode chegar aos supermercados, escolas e outros estabelecimentos, além de integrar programas sociais, como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], atendendo a todos os requisitos necessários”, completou.
Para o apicultor Robson, esse é o objetivo das famílias produtoras de mel. Estruturar, cada vez mais, o trabalho local e contribuir para que a região consuma mais o produto. “Queremos ver o mel de São José dos Ramos ultrapassar as divisas do Estado”.
Fonte: Governo da Paraíba