O projeto consiste em uma apresentação do monólogo “De janelas e luas” (duração de 30 minutos), seguido de um debate com o público, e uma oficina de preparação vocal (duração de 4 a 6 horas) para atores/arte-educadores de seis cidades, três da Paraíba (Bananeiras, Nova Palmeira e Itabaiana) e três do Rio Grande do Norte (Umarizal, Janduís e Assú).
Esse projeto foi idealizado após o mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte da professora Mayra Montinegro com o intuito de compartilhar os resultados da pesquisa com grupos teatrais de cidades onde o acesso à formação em teatro seja mais difícil. A pesquisa trata da voz do ator em cena e os recursos técnicos necessários para melhor expressá-la.
Sinopse do espetáculo: uma contadora de histórias de nome Maria (como símbolo de tantas mulheres) traz-nos uma história comum. Talvez a mais comum de todas as histórias, uma história de amor. “Amor, sonho, dor, desespero. luz e sombra, o deserto e a reflexão, a possibilidade de renascimento”, nas palavras de Mayra.
Proposta da Oficina: exercitar técnicas para o melhor desempenho da voz, no canto e na fala, formas de utilização e aplicação na cena teatral, entendendo a voz como parte do corpo e como ação cênica.
O projeto será desenvolvido em Itabaiana no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de 5 a 7 de abril de 2013.
Ficha técnica:
Criação: Mayra Montenegro e Eleonora Montenegro
Inspirado no poema “Ismália”, de Alphonsus de Guimaraens.
Atuação: Mayra Montenegro
Direção: Eleonora Montenegro
Direção Musical: Eli-Eri Moura
Concepção de Luz: Robson Haderchpek
Confecção das Ribaltas: Ronaldo Costa
Concepção de Figurino: Mayra Montenegro, Fatima Rocha
Cenário e adereços: Mayra e Eleonora Montenegro
Confecção do banquinho: Martinho Roberto Moura
Confecção do Chão: Coletivo Negro Charme
Projeto Gráfico: Estúdio P Fotografia e Criatividade
Produção: Sílvia Rodrigues
Realização: Arkhétypos Grupo de Teatro
Patrocínio: Programa de Cultura Banco do Nordeste / BNDES – Edição de 2012.
Mayra Montenegro é atriz, cantora, preparadora vocal e professora da Graduação em Teatro da UFRN. Possui Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e Graduação em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Pesquisa as áreas de Técnica e Expressão Vocal, e as contribuições da Música tanto na formação do ator como na cena teatral. É atriz e preparadora vocal do Grupo Arkhétypos de Teatro
Release do Espetáculo "De Janelas e Luas":
“De Janelas e Luas” é o resultado prático da pesquisa de mestrado da atriz Mayra Montenegro. O foco de sua pesquisa é a expressão vocal. Em seu espetáculo ela explora as potencialidades de sua voz e recheia as palavras de todas as possibilidades e atrativos.
Este é um espetáculo simples. Não há um enorme cenário, nem grandes efeitos de luz. Em cena vê-se apenas uma atriz que, utilizando poucos adereços, transforma-se em três personagens, contando e cantando suas histórias. É um encontro no qual atriz e público podem se olhar bem de perto. Um encontro poético, lúdico, lírico, para pessoas de todas as idades.
Duração: 40 minutos (máximo)
O Projeto:
O projeto intitulado “De Janelas e Luas” foi contemplado pelo Programa de Cultura Banco do Nordeste / BNDES – Edição de 2012. O objetivo do projeto é visitar três cidades do interior da Paraíba (Bananeiras, Nova Palmeira e Itabaiana) e três do interior do Rio Grande do Norte (Umarizal, Janduís e Açu), levando as histórias de Maria das Quimeras e Ismália, e uma oficina de Preparação Vocal para atores e/ou arte-educadores de cada cidade.
Breve Biografia
Mayra Montenegro de Souza iniciou no teatro ainda criança, participando de espetáculos teatrais com sua família. É atriz, cantora, preparadora vocal e professora da Graduação em Teatro da UFRN. Possui Mestrado em Artes Cênicas pela UFRN e Graduação em Educação Artística, com habilitação em Música, pela UFPB. Pesquisa as áreas de Técnica e Expressão Vocal, e as contribuições da Música tanto na formação do ator como na cena teatral. É atriz e preparadora vocal do Grupo Arkhétypos de Teatro.
Ficha técnica:
Criação: Mayra Montenegro e Eleonora Montenegro
Inspirado no poema “Ismália”, de Alphonsus de Guimaraens.
Atuação: Mayra Montenegro
Direção: Eleonora Montenegro - Atriz e Professora de Teatro e Música da UFPB
Direção Musical: Eli-Eri Moura - Professor de Música da UFPB
Concepção de Luz: Robson Haderchpek - Professor de Teatro da UFRN
Confecção das Ribaltas: Ronaldo Costa - Iluminador do Grupo Clowns de Shakespeare, professor de Teatro da UFRN.
Concepção de Figurino: Mayra Montenegro
Confecção de Figurino: Fátima Rocha
Cenário e adereços: Mayra e Eleonora Montenegro
Confecção do banquinho: Martinho Roberto Moura
Confecção do chão: Coletivo Negro Charme
Projeto Gráfico: Estúdio P
Produção: Sílvia Rodrigues
Realização: Arkhétypos Grupo de Teatro
Fonte: Ed Gonchá