As micro e pequenas empresas (MPE) criaram em novembro de 2012 1.727 novos empregos na Paraíba. Os dados são de um estudo feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (7).
De acordo com o estudo, os novos postos de trabalho gerados pelas pequenas empresas representam 90,5% do total de empregos criados no estado.
Entre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o comércio, que gerou 845 novas vagas, representando 44,5% do total.
Já o setor de serviços, ficou em segundo lugar no ranking, com 41,86% do total, com 798 novos postos de trabalho.
Segundo o Sebrae, em nível nacional, os pequenos negócios geraram mais de 90 mil novos empregos e foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em novembro do ano passado.
Na contramão
Ao contrário das MPEs, as médias e grandes empresas do país cortaram 44.855 vagas, segundo o Sebrae, que aponta ainda que crescimento do poder de consumo da classe média é um dos fatores que tem gerado uma maior demanda junto às micro e pequenas empresas .
Fonte: G1 Paraíba