18 de jan. de 2013

Após cinco anos esperando uma resposta, concursados da Polícia Civil fazem apelo.


Cinco anos, esse é o tempo que cerca de 700 aprovados no concurso da Policia Civil estão esperando por uma resposta do governo. Desde 2008 a Comissão de Concursados da Policia Civil  luta pelo seu direito, fazer o curso de formação de oficial e assumirem suas vagas. Pelo menos é o que garantem os aprovados.

O concurso realizado em 2008 disponibilizou 1062 vagas, para diversas funções dentro da policia civil, como agentes de investigação, delegados, motoristas entre outros.
Destas vagas ofertadas apenas 450 concursados foram chamados para realizar o curso de formação, dentro destes 450, 425 terminaram o curso e somente 251 foram nomeados e hoje exercem suas funções.

O efetivo da policia civil hoje  é de aproximadamente  1.800 homens, quando o ideal seria cerca de 8.000. Segundo a comissão de concursados o estado admite a necessidade de aumentar o número de policiais, e que e esse 700 homens seriam convocados ao término da construção da nova Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol), localizado em Jacarapé ( PB-008).

A comissão já entrou com ações civis, tanto na Paraíba quanto em Brasília e saiu vitoriosa nas duas. O prazo para o concurso encerra próximo ano. E os aprovados continuam a espera uma resposta do governo.

Fonte: ClickPB