A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba – Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, indicou Jessier Quirino para receber a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, edição 2012. A escolha do nome foi feita por internautas que participaram com sugestões através do correio eletrônico.
A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma ordem honorífica dada a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. A entrega das insígnias será no dia 5 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.
O poeta Jessier Quirino tem chamado a atenção do público e da crítica, principalmente pela presença de palco, por uma memória extraordinária e pela diversidade das histórias, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e ódio, até causos, côcos, cantorias músicas, piadas e textos de nordestinidade apurada.
Dono de um estilo próprio “domador de palavras” – até discutido em sala de aula – de uma verve apurada e de um extremo preciosismo no manejo da métrica e da rima, o poeta, ao contrário dos repentistas que se apresentam em duplas, mostra-se sozinho e sabe como prender a atenção do público.
Jessier Quirino é um seguidor de Zé da Luz, poeta “matuto” de Itabaiana, e tem seu estilo consagrado em diversos livros e CDs já publicados. A presença viva do carisma de Jessier Quirino atrai multidões aos teatros, no seu jeito de cozer a arte popular, misturando crítica social com a mais pura poesia dos falares do povão.