É realmente admirável a amizade que o governador Ricardo Coutinho externa por alguns empresários, o que nem de longe se assemelha à sua relação com os servidores, por exemplo. De que outra forma explicar tanto desvelo, diante de todo o esforço para vetar projeto do deputado Janduhy Carneiro sobre gratuidade em estacionamento de shopping center?
A matéria não dizia respeito às finanças do Estado, não era inconstitucional e, especialmente, não era afrontosa à economia popular. Mas, mesmo assim, o governador vetou. O que foi de causar espécie. Agora, mais escandalosa foi a posição de alguns deputados que, de uma hora pra hora, mudaram de voto e foram estacionar ao lado dos empresários também.
Claro que isso não tem a ver com o período eleitoral. Imagina. Mas, como foi estranho. Ora, o projeto tinha sido aprovado pela Assembleia por 32 votos. Repetindo: 32 votos. Pois, bastou o governador vetar para 15 deputados mudarem misteriosamente de ideia. É compreensível, meu caro Paiakan: com todo o poder de convencimento que o governador tem…
Só pra refrescar: o projeto do deputado Janduhy isentava o cidadão de pagar estacionamento, desde que apresentasse comprovante de compras com valor de pelo menos cinco vezes a taxa cobrada pelos estabelecimentos. E olha que, em várias capitais do País, nem é mais cobrada, independente de compras realizadas. Mas, na Paraíba, pesam muito as amizades, especialmente do governador.