A 19ª semana epidemiológica mantém redução no número de notificações de casos de dengue na Paraíba. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no período que compreende até 11 de maio, foram notificados 3.201 casos, uma redução de 63,3% em comparação com o mesmo período de 2011, onde houve notificação de 8.702 casos.
De acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs), outro ponto de destaque é o atual Coeficiente de Incidência, que apresenta o número de 67,5 casos para cada cem mil habitantes, o que, segundo o Ministério da Saúde é um índice baixo, já que o MS considera como incidência baixa até 100 casos em cada cem mil habitantes.
Dos 3.201 casos notificados este ano, 657 já foram descartados e outros 1934 estão em investigação; 610 casos foram confirmados, sendo 571 de dengue clássica; 26 de dengue com complicações e 13 de febre hemorrágica da dengue. Não houve nenhum óbito por dengue.
A SES continua pedindo que a população aumente a vigilância, principalmente com o início das chuvas. A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água parada, que são locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença).
Dados da Secom/PB