O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em todo o Brasil neste sábado (22) e no domingo (23). Na Paraíba, 123.820 candidatos farão as provas do em 251 escolas. O início da aplicação do exame está marcado para as 13h (horário de Brasília), ou seja, às 12h no horário local. O Ministério da Educação orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia no horário local.
Vão receber as provas do Enem os municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Aroeiras, Bananeiras, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conceição, Cuité, Diamante, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Piancó e Picuí.
Na capital, serão 48 estabelecimentos de ensino, dentre eles os maiores da cidade, como o Liceu Paraibano, a Escola Estadual Olivina Olívia, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Unipê, Pio XI e Sesquicentenário.
Exigências
Os candidatos deverão portar caneta esferográfica preta transparente, o cartão de inscrição e um documento oficial com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação). Os que ainda não receberam os cartões de inscrições por conta da greve dos Correios devem acessar o site www.inep.enem.gov.br para consultar seu local de exame. O cartão pode ser impresso e apresentado no dia da prova. Não é permitido portar equipamentos eletrônicos, como aparelhos celulares.
A representante do Ministério da Educação em Campina Grande, a psicopedagoga Sônia Matias, o ideal é que os candidatos visitem o local de prova com antecedência para conhecer a rota que fará no dia, seja de carro ou transporte coletivo.
Provas
No sábado serão aplicados os exames das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo os testes serão de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática, com duração de 5 horas e meia. As provas serão objetivas, contendo 45 questões cada.
Certificados
Dos mais de 123 mil candidatos inscritos na Paraíba, 6.454 solicitaram a Certificação para o Ensino Médio. O documento será entregue pela Secretaria Estadual de Educação aos candidatos aprovados que tiverem mais de 18 anos e que ainda não concluíram o Ensino Médio. A solicitação já deve ter sido feita pelos participantes no ato da inscrição. O certificado serve para os matriculados na rede estadual de ensino. Os nove campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) também estão aptos a emitir o certificado para seus alunos.