Atendendo solicitação do Governo do Estado, amparada no Decreto nº 36.426 de 4 de dezembro de 2015 que declara situação de emergência no Estado da Paraíba, o 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) informa que deflagrou a Operação ZIKA VIRUS, com a finalidade de cooperar no controle da proliferação do referido mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, empregando militares como agentes auxiliares de saúde.
Esta operação inicia no dia de hoje (4 Jan 16) e terá duração de 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogada. Serão empregados cerca de 220 (duzentos e vinte homens) da Companhia de Comando/1º Gpt E, 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado e 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, que atuarão nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Campina Grande. Além do apoio técnico do Hospital de Guarnição de João Pessoa com palestras e orientações preventivas contra os riscos das doenças provocadas pela picada deste mosquito.
A Operação ZIKA VIRUS terá atuação conjunta com a Secretaria de Saúde do Estado e empregará um oficial do Exército no Centro Integrado de Combate a Dengue (CICD), instalado na própria Secretaria.
Os militares, já capacitados nos dias 21 e 22 de dezembro, atuarão acompanhados por um agente de saúde em ações isoladas e descentralizadas de combate aos focos de proliferação do aedes aegypti.
O 1º Grupamento de Engenharia além de planejar, organizar, dirigir e controlar obras de engenharia na região Nordeste, também orgulha-se de cooperar para o saneamento de calamidades junto à sociedade.
Para outras informações e esclarecimentos contatar a Seção de Comunicação Social do 1º Grupamento de Engenharia.
Atenciosamente,
Fonte: Seção de Comunicação Social do 1º Grupamento de Engenharia - (83) 2106-1550/1583.
1º GRUPAMENTO DE ENGENHARIA: 60 anos de cooperação com o desenvolvimento do País por meio de obras de engenharia.
Saiba mais em www.1gec.eb.mil.br
"DEDICAÇÃO E TRABALHO, A SERVIÇO DO BRASIL"