Os bandidos estão abusando da criatividade para arrancar dinheiro das vítimas, criando os mais
diversos argumentos para extorquir por telefone. Na semana passada, uma aposentada de Santa Rita perdeu R$ 6.700,00 e até agora não sabe o que fazer para recuperar o prejuízo. Para a polícia, esse tipo de crime é antigo, mas percebe-se um crescimento nos últimos meses, embora não existam dados que comprovem o incremento da ação.
Por outro lado, a checagem de dados mal feita, durante o processo de abertura de contas bancárias, facilita o uso de titulares fantasmas, que desaparecem junto com as contas após o golpe.
A aposentada Maria Bernadete Trajando da Silva, 58 anos, tem um sobrinho que mora em São Paulo e, não se sabe de que forma, os bandidos soubera disso e conseguiram o telefone dela. “Era umas 10h alguém ligou para minha mãe, chamando ela de tia e fingindo desespero, dizendo que estava na estrada, vindo para a Paraíba, fazer uma visita de surpresa à mãe dele, que o carro tinha quebrado e pedindo R$ 500,00. Ela se desesperou, achando que meu primo tivesse em perigo, correu para o banco e depositou o dinheiro, em uma conta informada pelo bandido”, contou Ana Kiara da Silva, filha da aposentada.
Tendo conseguido o primeiro depósito, os bandidos incrementaram a investida e ligaram cerca de uma hora depois, dizendo que o problema do carro era o motor, que estavam numa oficina e pedindo mais R$ 1.500,00. Ainda mais nervosa com a situação, pensando no sobrinho, Maria Bernadete atendeu ao pedido e depositou R$ 1.200,00. Não satisfeitos, os bandidos mudaram o argumento, dizendo que precisariam alugar um carro e pediram R$ 5 mil, o que mais uma vez foi atendido pela aposentada.
Fonte: Jornal Correio da Paraíba