
Para evitar transtornos, o Procon-PB orienta que os consumidores fiquem atentos, pois já houve a constatação - pelos Procons de todo país - da prática da maquiagem de preços, ou seja, as empresas aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer “descontos” no momento da realização da promoção.
Além disso, o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, alerta que os consumidores pesquisem antes de comprar, inclusive, em lojas físicas, pois podem ser encontrados preços e condições de pagamento mais atraentes. “É importante também que antes de efetuar a compra o consumidor avalie se é realmente necessário adquirir o produto neste momento, evitando as compras por impulso”, aconselhou.
Por precaução, antes de realizar qualquer compra, é importante que o consumidor verifique a "lista negra" em todo Brasil, que informa quais as empresas que operam no comércio eletrônico e possuem muitas queixas junto aos Procons. A lista pode ser acessada na página do Procon-PB na internet: www.procon.pb.gov.br.
Outro cuidado importante é ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados e imprimir ou salvar todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
“Lembramos ainda que nas compras realizadas através do e-comerce é garantido ao consumidor o direito de arrependimento em até sete dias, contados do recebimento do produto, sem nenhum ônus para o consumidor”, acrescentou Marcos Santos.
No caso de problemas, seja no prazo de entrega, seja por vício (defeito) do produto adquirido, a orientação é entrar em contato imediatamente com o fornecedor. Não resolvendo o problema, deve-se entrar em contato com o Procon mais próximo de sua cidade. A sede do Procon-PB funciona no Parque Solon de Lucena, 234, no Centro de João Pessoa.
Fonte: Secom