8 de ago. de 2013

IX Conferência Municipal de Assistência Social discuti a Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e o Conselho Municipal de Assistência Social esta promovendo a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Itabaiana, na manhã desta quinta-feira (08), no auditório do Maison Finesse.

O evento contou com a participação de autoridades como o prefeito Antonio Carlos, secretária municipal do Desenvolvimento Humano e Social Fabiana Vasconcelos, presidente da câmara dos vereadores Wellingson Chaves, o vereador Simeão, a presidente do SNTAS Gilvanete Ferreira da Silva, vice presidente do STAS Marina Brita, representando os usuários do bolsa família Josefa da Conceição Bezerra, representando as associações rurais José Ezequiel de Araújo, a presidente do conselho tutelar Leda, e representando o conselho de pastores de Itabaiana Pr. Joedison Rodrigues.

Um grupo de crianças e adolescentes Raízes do Vale Paraibano, coordenado pela professora de dança Suely Souza, abrilhantou a IX conferência com uma apresentação, aos participantes.

A conferência objetivou analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. 

O tema da IX Conferência foi “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, ministrada pela Assistente Social Josefa Rosemar Oliveira, Pedagoga, com especialização em Educação e Politica Social, mestrado em Politica Social.

O palestrante fez um breve relato da história da Assistência Social no Brasil e de como os direitos foram sendo garantidos na Constituição Federal. Segundo Rosemar Oliveira, a assistência social é uma política pública de garantia e defesa de direitos regulamentados pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social ). Destina-se à população em vulnerabilidade social, com objetivo de superar exclusões sociais, defender e vigiar os direitos de cidadania e de dignidade humana.

A conferência é uma oportunidade para discutir quais políticas públicas devem ser implementadas no município. Segundo a secretária Fabiana Vasconcelos, as secretarias municipais devem ser parceiras, para que as políticas públicas sejam cumpridas e efetivadas.

Durante a manhã, houve a palestra e debate sobre o tema e no período da tarde, os participantes reuniram-se em oficinas para discutir seis eixos:

Eixo 1: O cofinanciamento obrigatório de Assistência Social 

Eixo 2: Gestão do SUAS: Vigilância sócia assistencial, processos de planejamento monitoramento e avaliação.

Eixo 3: Gestão de Trabalho

Eixo 4: Gestão de serviços, programas e projetos.

Eixo 5: Gestão dos benefícios do SUAS .

Eixo 6: Regionalização

Após a discussão dos eixos, as propostas foram apresentadas na plenária para aprovação. Em seguida, houve eleição dos quatros delegados municipais, que participarão da IX Conferência Estadual de Assistência Social.
A conferência municipal foi promovida pela Prefeitura de Itabaiana através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Fonte: Blog Arte Notícia com Blog Click Conexão