17 de ago. de 2013

I SEMINÁRIO REGIONAL AÇÕES DA FUNASA PARA O ANO DE 2013.

O Prefeito Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior acompanhado da Secretária de Saúde Cláudia Cristina Coutinho, recepcionaram o I Seminário Regional de ações da FUNASA, na Câmara Municipal na última quinta feira 15/08, onde foram enviados convites para 34 prefeituras e muita delas se fez presente a exemplo de São José dos Ramos, Mogeiro, Ingá, Juripiranga entre outras.

O objetivo desse seminário foi abordar temas como convênio e sua execução financeira, prestação de contas, controle de qualidade da água, divulgação da Portaria n° 560/2012 que rege Planos Municipais de Saneamento Básico e a Política de Resíduos Sólidos, etc. Luiz Firmo Procurador Federal da FUNASA ressaltou a importância de parcerias da FUNASA com os municípios, encontrando formas acessíveis para a solução dos problemas de saúde ambiental.

Já o prefeito Antônio Carlos falou do projeto ITAMARE, dos galpões que foram feitos dando qualidade de vida aos catadores de resíduos sólidos que em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente está promovendo uma reeducação e conscientização nas escolas sobre o que fazer com o lixo e sua importância, pois muitos precisam dele para subsistência. “Precisamos promover e conscientizar a população da importância de uma parceria entre os governantes e a população no compromisso com nossos resíduos sólidos” declarou o prefeito.

A Superintendente da FUNASA Estadual Ana Cláudia Oliveira ressaltou a importância da aproximação dos gestores, visando um desenvolvimento das cidades. “Esse Seminário vem sendo realizado em vários municípios, tendo tido uma análise de obras de 120 cidades selecionadas com esse benefício, é de grande importância a parceria da Prefeitura com o Cooperar na construção do galpão de resíduos sólidos, o prefeito da cidade está de parabéns” finalizou a superintendente.

O Seminário ainda tratou da relação de ações de controle da qualidade da água para consumo humano, visando-a como fonte de saúde para toda família, à inclusão social, tendo em vista a extinção dos lixões, sendo esses transformados em lixos tecnológicos e produzir sua própria energia para trazer recursos e geração de empregos e ainda às parcerias entre as prefeituras e governos estadual e federal tendo como meta o fortalecimento dos municípios. Prefeitura Municipal de Itabaiana.”Governo Para Todos”.

Socorro Almeida/ASCOM