22 de ago. de 2013

Claude Debussy é homenageado em doodle animado do Google.

O compositor francês Claude Debussy é homenageado com um doodle do Google. O doodle é em função dos 151 anos do nascimento de Debussy. A animação mostra uma típica cena europeia do começo do século XX.



O cenário noturno mostra bicicletas, carros antigos e um barco que passeia por um rio. Durante a animação, ao fundo, escuta-se acordes da obra para piano Clair de Lune, terceiro movimento da Suite Bergamasque. É possível perceber que, durante o trajeto, conforme os acordes da música, a iluminação dos postes muda.

Nascido em 22 de agosto de 1862 na cidade de Saint-Germain-en-Laye, ele é considerado um dos principais expoentes do estilo impressionista na música. Aos nove anos, o então menino já demonstrava talento como pianista. Aos 11 anos, Debussy foi mandado para o Conservatório Musical de Paris. Com 22 anos, ele ganhou um prêmio de música em Roma. O Grand Prix de Roma rendeu uma bolsa de estudos em música clássica e alavancou a carreira do músico.

Influenciado pela obra do compositor alemão Richard Wagner, Debussy teve seu nome ligado à música impressionista durante a carreira. Em 1890, ele criou Suite Bergamasque, que, entre outras obras, incluía Claire de Lune.

Claude Debussy foi condecorado cavaleiro da Legião de Honra do governo francês. Debussy morreu aos 55 anos em Paris, por conta de um câncer. A data da morte, 25 de março de 1918, coincidiu com uma das últimas grandes batalhas da Primeira Guerra Mundial.

lém de Clair de Lune, outras composições famosas do músico são Prélude à l'après-midi d'un Faune, La Mer  e a ópera Pelléas et Mélisande.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.