20 de jun. de 2013

Colégio que será ponto de concentração do protesto, em João Pessoa, amanhece pichado.

A fachada do colégio estadual Lyceu Paraibano, em João Pessoa, que será o ponto de concentração do movimento 'João Pessoa, avante', amanheceu nesta quinta-feira (20), com sua fachada e muros pichados.

Com frases de repúdio ao valor da redução das passagens na Capital paraibana, a parte frontal e a lateral da unidade escolar foram alvo de alguns manifestantes. Quem passou pelo colégio verificou frases como: “Passe Livre Já!” “PSTU”, “Pa$$e Livre!”, “0,10 e o C....” e #VemPraRua".

Em 2012, o tradicional Lyceu Paraibano passou  uma reforma onde teve sua fachada e outros setores pintados. A organização do protesto lamentou o ato e reafirmou que as pichações não condizem com a ideologia do manifesto. O serviço de inteligência da Polícia Militar está investigando e, caso seja identificado, o autor será punido.  

O manifesto está marcado para as 16h desta quinta (20) com concentração na frente do Lyceu Paraibano. Os participantes irão marchar para o Parque Solon de Lucena e em seguida seguirão para a Avenida Epitácio Pessoa. Numa página do Facebook, mais de 30 mil já haviam confirmado presença no movimento.

Também estão previstos protestos para Campina Grande, segundo maior cidade da Paraíba, na tarde desta quinta. Nas cidades de Cuitegi ( Brejo), Monteiro ( Cariri), Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e (região metropolitana de João Pessoa) também devem ocorrer manifestações. Em Patos e em Itabaiana, a convocação foi feita para o próximo sábado.

A Secretaria de Segurança promete não reprimir o movimento denominado 'João Pessoa, avante', que tem como principais organizadores estudantes universitários. O secretário Cláudio Lima disse que a determinação é garantir uma manifestação de forma pacífica. A segurança das cidades onde ocorrerão protestos será reforçada com o deslocamento de tropas de onde não têm manifestações agendadas. Na Capital todo o efetivo da PM será mobilizado. O secretário não revela o número de homens que farão a segurança.

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública do Estado vai monitorar todas as ações através de câmeras móveis ou instaladas em locais fixos. "No caso de desordem ou crimes, a Polícia tem também uma estratégia montada", disse o secretário Cláudio Lima.

Fonte: Portal Correio com Redação do Blog Click Conexão