21 de mai. de 2013

Forró Fest seleciona as três finalistas em Itabaiana, na Paraíba.


A cidade de Itabaiana, localizada no Brejo da Paraíba, recebeu no último sábado (18) uma eliminatória do Forró Fest pela primeira vez em 25 anos de realização do maior festival de música regional do país. A ansiedade da estreia no Forró Fest pelos conterrâneos do mestre Sivuca foi convertida em animação para curtir uma noite inteira de forró. A final do festival será realizada no dia 8 de junho, em Campina Grande.

A praça de Itabaiana ficou lotada e os forrozeiros foram embalados pela música autêntica do Três do Nordeste. Mas, não foram apenas os moradores da cidade que curtiram a noite do Forró Fest. Turistas também caíram no forró. Alguns deles percorrem o estado inteiro só para acompanhar  o festival, como o músico Mielton Alandelon. “Já há quatro anos consecutivos que a gente vem para o Forró Fest, esse evento maravilhoso, evento brilhante que acontece todo ano na Paraíba”, disse.

Para um grupo de Campina Grande, no Agreste do estado, dançar forró era apenas um dos compromissos da noite, como fez o fiscal de vendas André Vieira. Ele veio torcer por uma música classificada nas eliminatórias anteriores.

Enquanto o público dançava forró, os candidatos da 3ª eliminatória do Forró Fest se concentravam e tentavam eliminar a ansiedade com uma oração em grupo e com um ensaio de última hora, cada um do seu jeito. “Eu comecei a compor há três anos. Mas para subir em palco é a primeira vez”, disse o cantor e compositor Roberto Cajá.

No momento da show, os 12 candidatos apresentaram as nova composições ao público. Para os jurados, eles demonstraram talento em belas canções. “Itabaiana arrasou e os cantores nos deram um desafio muito grande, a qualidade foi muita alta”, afirmou Kalyane Lima, jurada.

Músicas classificadas

Após a apresentação das 12 músicas concorrentes, saíram as três classificadas para a final em Campina Grande. As músicas que foram classificadas são as seguintes:

'Eu sou Nordeste brasileiro', de Severino dos Ramos Araújo, interpretada por ele mesmo. O compositor comemorou a classificação. “É um momento sublime para mim, pois eu já havia tentado três vezes com essa e, desta vez, eu vou para Campina Grande, com muita alegria, a minha cidade”, disse.

Outra música classificada foi 'Sertanejo nordestino', do pernambucano Galego do Pajeú. “Graças a Deus estamos na final do Forró Fest 2013”, comemorou.

A música 'Suor, sangue e petróleo', de Roosevelt Fernandes, completou a lista. “Significa a consagração e este ano eu trouxe a voz do Nordeste, a voz que sempre trabalhou pelo país e estamos pedindo para que o Nordeste tenha vez e voz”, avaliou.

Depois das classificadas, quem foi à Itabaiana se divertiu ao som da banda Saia Rodada.

Fonte: G1 Paraíba