21 de fev. de 2013

Candidatos a vaga na prefeitura de Planaltina de Goiás são obrigados a carregar saco de cimento de 50 kg.


Os candidatos a vaga temporária de auxiliar de serviços gerais da prefeitura de Planaltina de Goiás, região do Entorno do DF, denunciaram o que classificaram de humilhante a situação que foram submetidos. Durante os testes físicos, os candidatos tiveram que carregar sacos de cimento de 50 quilos e transportar areia em um carrinho de mão. Tudo era cronometrado...

O teste foi aplicado para homens, mulheres e até idosos. O edital do certame não especificava a que tipo de teste os candidatos seriam submetidos. Os candidatos imaginavam que seriam avaliados por atividades que o cargo exigiria como arrumar depósitos e limpar ambientes. 

Durante o teste, uma mulher chegou cair ao tentar carregar o saco de cimento. Os candidatos reclamaram também porque não tiveram orientação médica ou de um profissional de educação física. Uma mulher que estava grávida desistiu do teste quando soube o que teria de fazer para ser aprovada.

Na prova escrita, 1.031 pessoas foram aprovadas. Mas só 280 que passarem no teste físico vão ocupar as vagas. O membro da comissão avaliadora do concurso Francisco Badu, disse que a prova prática não tem nada de errado.

Após a veiculação da denúncia na TV Record, o prefeito de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto, classificou os testes como absurdo e determinou a extinção das avaliações. Ele disse não saber que os testes estavam sendo feitos dessa forma. O procurador do município também se posicionou contra as avaliações.

O secretario de Comunicação informou que o prefeito e o procurador estão em Goiânia, mas determinaram o fim do processo seletivo. Ele também informou que o processo seletivo foi feito em caráter emergencial. A prefeitura está apurando o caso.

Fonte: R7