15 de out. de 2012

PMDB vai se manter neutro no segundo turno em João Pessoa.


O ex-governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), quarto colocado nas eleições de João Pessoa, não vai apoiar nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno para prefeitura. O anúncio foi feito pelo presidente do PMDB na Paraíba, Antônio Souza, que leu uma carta na manhã desta segunda-feira (15) na sede do partido. Apesar da neutralidade da maior liderança do partido, os peemedebistas foram liberados para apoiarem quem quiserem.

“Neste segundo turno, quero comunicar a minha decisão de neutralidade, confiando no discernimento dos companheiros, na convicção de que decidirão segundo os ditames de suas consciências”, diz a nota de Maranhão lida por Antônio Souza. De acordo com o presidente do PMDB, o posicionamento foi uma escolha pessoal de Maranhão que o partido decidiu acatar. Ainda conforme Souza, o ex-governador também informou sua decisão à direção nacional da legenda.

Maranhão havia tido conversas com Luciano Cartaxo na última semana e chegou a convocar uma coletiva para a última quinta-feira (11) para anunciar o posicionamento, mas em cima da hora adiou o evento. O ex-governador revelou também que o PMDB nacional, por meio do vice-presidente da República Michel Temer, sugeriu que a aliança em João Pessoa fosse feita com um partido da base aliada da presidência.

O presidente Antônio Souza negou que na semana passada tivesse sido fechado o apoio à candidatura do petista. " Não conheço essa posição, a posição que conheço é essa da neutralidade", afirmou. O dirigente disse ainda que José Maranhão não compareceu à sede do PMDB em função de um outro compromisso.

No primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro, José Maranhão conseguiu 69.978 votos, 18,87% dos válidos, e ficou na quarta colocação. Além de Luciano Cartaxo e Cícero Lucena, ele também ficou atrás da candidata Estela Bezerra (PSB) que teve 74.498 mil votos, 20,08% dos válidos.

Fonte: G1 Paraíba