Na próxima semana, no dia 27 de fevereiro, acontece em João Pessoa o seminário ‘Transposição do São Francisco - O que Fazer Quando a Água Chegar?’. Durante o encontro, estarão presentes o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; o Arcebispo da Paraíba e presidente do Comitê Pró-Transposição das águas do Rio São Francisco, Dom Aldo Pagotto; senador Vital do Rêgo; secretário do Estado dos Recursos Hídricos, João Azevêdo; diretor presidente da Agência Nacional das Águas, Vicente Andreu Gillo; e o senador Cássio Cunha Lima.
De acordo com a programação do evento, o segundo painel será presidido pelo Arcebispo da Paraíba, e terá como tema ‘Mobilização Social: Dificuldades x Reforço cobrando soluções’. Dom Aldo declarou o prazer de fazer parte do seminário, e destacou que é muito importante que a população seja envolvida nesse processo.
Sobre o Comitê Pró-Transposição, Dom Aldo revelou que ele não tem poder de decisão, poder político ou econômico: “Nossa função é entusiasmar e fazer com que o poder público se envolva nesse processo de vinda das águas do São Francisco, preparando a infraestrutura necessária para isso”.
“As águas não devem ser usadas apenas para abastecer as casas das pessoas, e sim para promover também o crescimento dessas cidades através de projetos para o desenvolvimento da agricultura, entre outras áreas”, explicou.
A respeito do atraso das obras de transposição, Dom Aldo Pagotto, disse que a Paraíba não está cumprindo o seu “dever de casa”, e chamou a atenção do Governo do Estado e das Prefeituras. “É uma vergonha para a Paraíba. Assim com o Estado, os municípios também têm responsabilidade por esse atraso”, finalizou.