23 de dez. de 2011

Dois trechos do litoral da PB estão impróprios para banho, diz Sudema.

Dois trechos do litoral paraibano foram considerados impróprios para o banho neste fim de semana pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). As praias do Bessa I e Manaira, em João Pessoa, devem ser evitadas. A recomendação foi divulgada nesta sexta-feira (23) e é válida até a emissão do próximo relatório em 30 de dezembro.

De acordo com a Sudema, estão impróprios ao banho os trechos 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do maceió do Bessa (Bessa I) e 100 metros à esquerda e à direita da galeria frontal ao Hotel Costa do Atlântico (Manaíra). As demais praias foram classificadas como próprias, variando de categoria entre excelente, muito boa e satisfatória.

O relatório de balneabilidade é produzido semanalmente pela equipe de Controle Ambiental da Sudema, que faz a coleta de material para análise nos municípios costeiros do estado. O monitoramento é semanal em João Pessoa, Lucena e Pitimbu porque as praias estão em centros urbanos com grande fluxo de banhistas. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

A Sudema recomenda que a população evite as praias localizadas em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.