9 de jun. de 2011

Deu Vasco na Copa do Brasil

O Vasco é campeão da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, a equipe cruzmaltina faturou o título inédito da competição e o seu quinto em nível nacional (quatro brasileiros). Alecsandro e Eder Luís fizeram os gols dos cariocas, enquanto Bill, Davi e Willian marcaram para os paranaenses.
Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, em São Januário, o Vasco, apesar da partida nervosa, em nenhum momento ficou sem o título durante a partida no Couto Pereira. Alecsandro abriu o placar, o Coritiba virou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Eder Luis empatou, Willian ainda marcou o terceiro dos paranaenses, mas faltava o quarto que não saiu.

Na sua campanha vitoriosa na Copa do Brasil, o Vasco disputou 11 partidas (eliminou o jogo de volta contra o Comercial-MS, pela primeira fase), com cinco vitórias, cinco empates e uma derrota. Além do título,
Com a conquista, o Vasco, além de aumentar sua sala de troféus, já será o primeiro representante do país na Copa Libertadores da América de 2012. O Cruzmaltino, campeão em 1998, já disputou sete edições da principal competição sul-americana, sendo que a última aconteceu em 2001 (eliminado nas quartas de final).

O jogo

Precisando vencer, no mínimo, por dois gols de diferença, o Coritiba, empurrado pela sua torcida, começou a partida pressionando. Porém, aos 12 minutos, na primeira investida do Vasco, Alecsandro colocou os cariocas em vantagem.
Com o placar adverso, o Coritiba teria que vencer por 3 a 1 para ser campeão. O gol mexeu com o time e, paralelamente, acomodou o Vasco. Aos 27, Marcelo Oliveira tirou Marcos Paulo e colocou Leonardo, deixando os paranaenses mais ofensivos. Por pura coincidência, dois minutos depois, Bill empatou. No fim do primeiro tempo, aos 44, Davi virou a partida.
Na etapa final, o Coritiba voltou para o “tudo ou nada”, mas foi o Vasco, com Eder Luis, aos 12 minutos, que fez o gol e empatou o jogo. Aos 21, entretanto, Willian, num golaço, fez o terceiro do Coritiba.
A partir daí, foi pressão dos paranaense e os cariocas se defendendo. Melhor para o Vasco, que conseguiu segurar o ímpeto do Coritiba, e saiu do Couto Pereira, mesmo com a derrota, com o título inédito da Copa do Brasil.