Pesquisadores da Universidade do Arizona, em Tucson, detectaram um objeto não identificado que está em rota de colisão com a Terra. O corpo espacial deve entrar na atmosfera do planeta no dia 13 de novembro, às 4h20 (horário de Brasília) e atingirá o Oceano Índico, ao sul do Sri Lanka.
Um artigo publicado na revista científica Nature informa que o WT1190F tem entre um e dois metros de diâmetro e deve queimar por completo durante a entrada na Terra.
Pesquisadores deixam claro que não há riscos para a humanidade, mas afirmam que o fato é importante para testes em uma eventual situação de perigo real.
A trajetória do corpo aponta baixa densidade e isso sugere um objeto artificial oco. Especialistas acreditam que o WT1190F seja um estágio de foguete gasto, painéis perdidos em recentes missões à Lua ou até mesmo destroços da época da missão Apollo.
Um projeto internacional de observação acompanhará a entrada do corpo na atmosfera.
Atualmente, existem apenas 20 objetos parecidos com o WT1190F sendo rastreados. Isso indica a importância de aumentar os esforços para a identificação de corpos que apresentem riscos de colisão, já que provavelmente existem muitos outros destroços espaciais em órbita ao redor do sistema Terra-Lua.
Fonte: O Globo