4 de mar. de 2015

Professores da rede municipal recebem certificado do PNAIC.

A Secretaria Municipal de Educação certificou no mês de Fevereiro, os professores que concluíram o módulo de Matemática Inclusiva do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O evento, realizado na Secretaria de Cultura e Esporte, contemplou 20 docentes do ciclo de alfabetização do município que aderiram ao programa do governo federal.


O PNAIC tem como objetivo garantir a alfabetização no tempo considerado mais adequado, fazendo com que os alunos absorvam melhor esse conhecimento tão importante, e que é à base de tudo.

 O PNAIC o ano passado teve a temática de alfabetização matemática com o encerramento da segunda etapa. É um curso do Ministério da Educação – MEC – realizado em todo o país, em parceria com os municípios que se interessarem formando os orientadores que vêm multiplicar esse conhecimento ao município. “Os trabalho que vai ser desenvolvido com as crianças, principalmente as portadoras de necessidades especiais”.

E os professores da rede municipal deram um verdadeiro exemplo de dedicação. Todos os 20 responsáveis pelo ciclo de alfabetização da rede municipal – que vai do primeiro ao terceiro ano – fizeram o curso e se formaram. “O objetivo é a formação continuada, porque o professor estando em formação e discutindo o que está aprendendo, acaba levando isso para a sala de aula e beneficiando os alunos. Todas as atividades feitas durante a formação são constantemente debatidas.”

O PNAIC é muito importante para que se corrijam falhas na alfabetização de alunos em todo o país, que faz com que muitos cheguem a uma idade avançada com dificuldades e cometendo erros básicos. Para este ano de 2015 está prevista a interdisciplinaridade, que é um grande desafio, intercalando todas as disciplinas.

“O principal objetivo do PNAIC é isso, alfabetização na idade certa. Não é que exista uma idade própria para se alfabetizar, mas espero que todos os nossos alunos até oito anos de idade, que é o terceiro ano, estejam alfabetizados, se apropriando de conhecimentos de leitura, escrita e de matemática com qualidade. A alfabetização ainda é uma das grandes dificuldades em todo o Brasil, e o município de São José dos Ramos aderiu desde o ano de 2013. O professor precisa repensar a sua prática, pensando o que é melhor para dar certo e o que deveria ser mudado nesse processo. Para isso, o conhecimento teórico é muito importante, porque senão acaba repetindo algumas práticas que podem não foram tão exitosas”.









Assessoria de Comunicação
Ranys Ribeiro
Isaias Araújo

São José dos Ramos