O desfile cívico realizado no último dia 7 de setembro na cidade de Campina Grande teve uma ‘atração’ que causou muita revolta em inúmeros paraibanos. O motivo foi a participação das balizas da banda de fanfara Ypuarana do município de Lagoa Seca. As jovens e alguns rapazes escolheram um repertório considerado de pouca valorização cultural, roupas muito curtas e coreografias sensuais, fato que revoltou os mais tradicionais.
Apesar da banda de fanfara já fazer este tipo de apresentação há alguns anos, por estar em um desfile de destaque em Campina Grande, o caso virou polêmica no Estado.
Segundo informações, o vídeo já foi visto cerca de 20 mil vezes em vários estados e até fora do país e foi motivo de brincadeiras ‘chacotas’ nas redes sociais.
Para o jornalista Marco Marinho, “O remelexo das mocinhas vindas do brejo, abanando seus traseirinhos em formação para o lado das autoridades e para o público que foi ver a parada, manchou para séculos sem fins a história de Campina Grande e do civismo nacional”
Entenda e tire suas próprias conclusões:
De acordo com definição de dicionários e do site Wikipédia, A baliza de banda ou fanfarra marcial é um componente que pode demonstrar mediante ginástica artística, rítmica, dança, teatro, arte circenses, no compasso da música tocada pela sua banda.
Geralmente a baliza de banda é uma mulher que se situa a frente da fanfarra efetuando coreografias. Todavia, pode haver também grupos de balizas ou balizadores masculinos se apresentando, nestes casos alguns estados já se utilizam e regulamentos próprios para julgamento.
Fonte: PBagora
Fonte: PBagora