19 de ago. de 2013

Governador da Paraíba inaugura nova sede da Academia de Polícia.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), inaugurou nesta segunda-feira (19) a nova sede da Academia de Ensino da Polícia Civil do estado (Acadepol). O prédio, localizado no bairro de Jacarapé, em João Pessoa, é fruto de uma parceria público-privada e teve o custo total de R$ 7 milhões. De acordo com Ricardo, o equipamento é um dos mais modernos do país nos setor . 

“Nós vamos qualificar melhor a nossa polícia. Estamos entregando hoje à Polícia Civil e a Paraíba a Academia de Polícia mais moderna do Brasil.

Se observar bem, as instalações, todas elas, são do mais alto padrão, com o tamanho adequado para o crescimento da Polícia Civil”, afirmou Ricardo Coutinho.

A construção da nova Academia de Polícia é resultante de uma parceria firmada entre o governo do estado e a Futura Administração de Imóveis. Por iniciativa da administração estadual, foi feito com a empresa uma polêmica permuta de terrenos em 2011. De acordo com a lei, aprovada na Assembleia Legislativa depois de meses de discussão, o estado cederia o terreno da antiga Acadepol, no bairro de Mangabeira, para a construção de um shopping e a iniciativa privada passaria uma outra área localizada no Ernesto Geisel para que fosse feita a academia, a nova Central de Polícia e também o novo prédio do Instituto de Polícia Científica.

Por questões técnicas e ambientais, segundo o governo, a Acadepol não pôde ser feita no Geisel, que é uma área urbana, e foi levada para as margens da rodovia PB-008 em uma terreno de propriedade do estado. A obra foi executada com recursos da empresa privada e o governo entrou com verbas para a  mobília e equipamentos.

Em entrevista e também durante discurso na solenidade, Ricardo Coutinho fez questão de criticar a oposição, que se colocou contra a permuta dos terrenos. Segundo ele, a iniciativa ocorreu dentro da legalidade e foi benéfica para o estado. “Eu espero que este episódio sirva de lição para algumas pessoas da política que precisam ter a responsabilidade da  representação”, disse. “Todos sabem como foi difícil estabelecer algo que em qualquer parte do mundo é tão natural, principalmente que seja tão vantajoso para o estado como a permuta que nós fizemos”, declarou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, a primeira atividade de qualificação profissional da Acadepol deve ser feita ainda em 2013: um curso de Operações Especiais que teve o edital assinado durante a solenidade. “A Academia dá condições para a polícia formar melhor seus policiais e capacitá-los para essa nova realidade de uma política voltada para uma gestão com foco em resultados e buscar diminuir a criminalidade”, pontuou.

O local conta com uma área construída de três hectares, onde funcionarão 14 salas de aula, biblioteca, laboratório, bloco administrativo, auditório para 300 pessoas, refeitório, campo de futebol, ginásio esportivo, gabinetes médico e psicológico, enfermaria, além de vestiário, área de lazer e um complexo de tiro desportivo.

Fonte: G1 Paraíba