Depois que estudantes disseram ter encontrado larvas e insetos dentro de pratos de sopa servidos no jantar da noite da última quinta-feira (18) no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), outros usuários do RU resolveram mostrar que o caso não foi isolado. A estudante do 3º período de Letras, Jaiane Alves, divulgou imagens de uma berinjela, que faz parte da opção vegetariana do cardápio, com larvas.
Segundo ela, além da comida com insetos e larvas, os usuários do RU ainda têm que enfrentar o descaso dos funcionários que servem a comida. "Vejo muitas vezes alguém tratando mal algum aluno. E falo isso com propriedade porque eu mesma passei por um constrangimento grande dentro do RU. Certa vez, quando uma das mulheres que servem o almoço não permitiu que eu colocasse a opção vegetariana", comentou.
![]() |
| Foto publicada em grupo da UFPB mostra insetos na sopa (Foto: Reprodução/Facebook) |
Jaiane explicou que a funcionária fechou a panela e disse que só os vegetarianos podiam comer aquela opção. A menina se defendeu, explicando que é vegetariana e que já pegava essa opção há duas semanas. Porém, a funcionária não mudou de ideia, segundo Jaiane. “Ela disse que eu não iria colocar e pegou a colher de minha mão. Foi muito humilhante. Todo mundo olhando para mim e a mulher gritando comigo. Deixei o prato e saí do RU quase chorando. Isso foi no início do primeiro semestre. Depois, eu descobri que ela fez aquilo porque desde então estavam exigindo que o vegetariano mostrasse sua carteirinha de vegetariano, sendo que eu desconhecia isso. Como eu poderia adivinhar? Eu estava chegando na UF. Não vi nenhum aviso sobre essa carteirinha”, destacou.
![]() |
| Estudante reclama da qualidade da comida do RU da UFPB (Foto: Arquivo Pessoal/Jaiane Alves) |
Outros alunos já haviam usado as redes sociais para reclamar da qualidade da comida servida no RU da instituição. Fotos mostram larvas e insetos dentro de pratos de sopa. A estudante de Engenharia de Alimentos, Anna Carolina Oliveira, ressaltou ainda que quando foi verificado o problema, estudantes procuraram o superintendente do RU, o professor Antônio Luis, mas ele não se encontrava no local . “O pessoal da cozinha foi procurado e disse que os insetos eram orégano”, reforçou.
Sobre as primeiras reclamações, o pró-reitor Thompson Lopes havia dito que o superintendente do RU informou que as medidas cabíveis foram tomadas para corrigir essa “eventualidade". “O problema foi ocasional, sendo detectado e corrigido pela equipe. O superintendente está sempre atento e já entrou em contato com a firma que faz a entrega dos produtos, para que esses problemas sejam corrigidos e não aconteçam novamente”, concluiu o pró-reitor.
Fonte: G1 Paraíba

