Barragem de Acauã |
Sete açudes da Paraíba serão revitalizados pelo Ministério da Integração Nacional, através de recursos do Projeto da Transposição do Rio São Francisco (PISF). Ao todo, o Ministério vai revitalizar 21 mananciais distribuídos nos quatro Estados por onde correrão as águas do “Velho Chico” e investirá R$ 23,5 milhões nas obras.
A Paraíba é o Estado que terá o maior número de reservatórios contemplados com as melhorias na infraestrtura hídrica.
O edital para licitação e viabilização de estudos e projetos executivos foi publicado esta semana no Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco. Na Paraíba, serão revitalizados os açudes de Acauã, Boqueirão, Coremas, Lagoa do Arroz, Mãe D´água, Poções e São Gonçalo. Já no Rio Grande do Norte, serão recuperados os mananciais de Açú, Arapuá, Pau dos Ferros e Santa Cruz. O Ceará contará com revitalização de seis açudes: Banabuiú, Castanhão, Lima Campos, Orós, Prazeres e Quixabinha. Em Pernambuco, serão quatro reservatórios contemplados: Barra do Juá, Chapéu, Poço da Cruz e Entremontes.
Na última semana, o orgão firmou o contrato para retomada das obras dos lotes 9 e 13 do eixo leste, da Transposição do Rio São Francisc. Orçado em R$ 467,4 milhões, as empresas vencedoras da licitação, S.A Paulista e Somague, realizarão as obras complementares como construções de canais e de estações de bombeamento. As obras terão inicio no próximo mês. A etapa vai viabilizar 100 quilômetros de água no Eixo Leste até o final de 2014.
Os lotes 9 e 13, que fazem parte das metas 1L e 2L, começam com a captação do rio São Francisco, em Floresta (PE), e seguem até o Reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). Segundo o Ministério da Integração, atualmente, a Meta 1L conta com 74,7% de execução e a Meta 2L tem 53,8% de obras executadas.
Do reservatório de Barro Branco, terá inicio o a Meta 3L, que será concluída no reservatório Poções, em Monteiro, no Cariri paraibano, que teve o edital para retomada dos serviços, lançados na semana passada. Conforme o Ministério, a previsão é de que mais 1.500 trabalhadores sejam contratados para reforçar as atividades do Eixo Leste.
“Este é um passo importante para a plena remobilização da obra do rio São Francisco. Esta etapa vai viabilizar 100 km de água no Eixo Leste no final de 2014. Acreditamos que, nos próximos 30 a 60 dias, já estaremos com as frentes de serviços mobilizadas e as obras retomadas ao longo dos 200 km de extensão do Eixo Leste”, afirmou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
As águas da Transposição do Rio São Francisco poderão chegar à Paraíba ainda no final do segundo semestre do próximo ano, conforme o ministro. A previsão é de que toda obra seja concluída em 2015. Segundo Fernando Bezerra, o Ministério reconhece que existem obras paradas e que as interrupções atrasaram a transposição, mas garantiu que os esforços estão concentrados no sentido de evitar atrasos e cumprir com os prazos estabelecidos.
Fonte: Jornal Correio da Paraíba