
Em mais uma audiência pública realizada ontem (14), novas propostas foram apresentadas e o debate foi valorizado com experiências dos convidados.
Estiveram presentes no plenário 16, representantes como a Secretária de Educação do Estado do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voodwarld e a Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola.
O deputado Wilson Filho (PMDB/PB) é relator da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio.
Ao agradecer a presença de todos, Wilson Filho afirmou que, “a Comissão do Ensino Médio tem tratado o tema com amplitude para chegar a um modelo coerente e funcional”.
E esclareceu, “estamos aqui para debater pontos necessários, como exemplo, qual é o melhor modelo para o currículo do estudante. E questões importantes direcionam os novos trabalhos, como a flexibilização da grade curricular e também a aplicação de metodologia que desperta no jovem o interesse pela vida acadêmica, além de orientar a sua inserção no mercado de trabalho”.
Já a Secretária de Educação do Ceará, Maria Izolda C. de Arruda Coelho, falou do ensino médio formatado em inovações. E esclareceu, “no meu estado estamos com um projeto que iniciou em 2008 com 25 escolas, agora já estamos com 100 unidades e pretendemos chegar até 2014 em 140 escolas. Neste plano que recebe o apoio do Ministério da Educação, o ensino médio é oferecido em tempo integral e bem orientado por profissionais que incorporaram este modelo de gestão como projeto de vida. E os resultados obtidos demonstram que os alunos estão animados e aproveitando esta oportunidade”.
O Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voodwarld destacou o trabalho da secretaria, “estamos buscando medidas para que o professor possa se dedicar de maneira integral em uma escola, já implantamos política que permite ao educador a possibilidade de vínculo e construção de carreira. Outra importante frente de trabalho em São Paulo é voltada para o enfrentamento da violência, pois os jovens universitários estão desestimulados a optarem pela licenciatura devido à insegurança nas escolas”.
Em declaração, a Secretária de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Almeida Gazzola, causou reflexão nos presentes na audiência, “precisamos resgatar a escola que foi massacrada durante a Ditadura Militar”.
E destacou, “é necessário reinventar o ensino médio brasileiro, o novo modelo federativo dos Estados Unidos é exemplo que podemos nos espelhar. Nele a meta principal é construir competências e habilidades. Defendo que, nos educadores temos a missão de ensinar o aluno a aprender sempre e também precisamos ser mediador das informações, filtrar e fazer a cartografia do conhecimento, mas para este modelo funcionar, o ensino tem que ser flexível. Estas ações são possíveis, acredito que, a maioria das pessoas adota a educação como prioridade, senão, está importante Comissão de Reformulação do Ensino Médio não teria sido criada no Congresso Nacional”.
O deputado Wilson Filho nas considerações finais ressaltou, “está Comissão buscar honrar o compromisso que assumiu perante a sociedade e estamos trabalhando para formatar um novo ensino médio. Em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em São Luis, no Maranhão, cerca de 20 Secretários Estaduais de Educação apresentaram a realidade de sua região e através de debate chegamos a novas ações, como exemplo a definição do calendário dos Seminários Estaduais e a formatação de material informativo, além de outras importantes iniciativas que visam efetivamente aceleram e mudar o ensino médio no país”.
Fonte: Ascom