
Hoje, a inserção total e parcial do pagamento da taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais é possível, mas os alunos passam por uma avaliação socioeconômica.
Agora esse direito está garantido por lei e deve facilitar e ampliar o número de estudantes beneficiados.
O Deputado Wilson Filho (PMDB/PB) é relator da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio e na Câmara dos Deputados é reconhecido como mais atuantes defensores da Educação Brasileira.
Desde o início do seu mandato o parlamentar tem priorizado a valorização da Educação Brasileira e apresentou diversas proposições que visam oferecer mais condições de trabalho para os professores e também propõe a reformulação do Ensino Médio.
Na relatoria da Comissão de Reformulação do Ensino Médio, o parlamentar Wilson Filho defende a flexibilização da grade curricular e também trabalha para despertar no jovem o interesse pela vida acadêmica, além de orientar a sua inserção no mercado de trabalho.
O deputado Wilson Filho questiona o modelo atual que não corresponde com a realidade do Brasil e diz, “hoje, o ensino médio prepara o aluno para prestar o vestibular, mas dados registram que de cada 100 alunos apenas 12 chegam às universidades, geralmente por falta de incentivo acadêmico. Outra questão que é definitiva para o desânimo dos alunos é a falta de recursos financeiros”.
Em tom confiante Wilson Filho relata, “a Comissão tem feito grandioso trabalho, serão realizados seminários em vários estados, além da distribuição de material informativo sobre a reformulação do ensino médio. Sei que estamos avançando para um novo ensino que realmente irá despertar no aluno o espírito acadêmico e com inserção da taxa para prestar vestibular o estudante mais carente será estimulado para prestar o exame. Acredito que estas ações serão definitivas para formar mais alunos e dar a todos que têm interesse uma profissão”.
Fonte: Ascom do Deputado Wilson Filho