O Grupo Via Itália e a Ferrari América do Norte lançaram oficialmente no Brasil, nesta sexta-feira (12), o modelo de passeio mais rápido da marca italiana à venda, a F12berlinetta. Os interessados terão que pagar por aqui R$ 2,4 milhões para ter o superesportivo com motor de 12 cilindros em V que desenvolve 740 cavalos de potência, a 8.500 rpm, combinado com transmissão de dupla embreagem da Fórmula 1.
Os primeiros carros para clientes chegam no segundo semestre do ano. A meta da importadora é vender 10 unidades da F12berlinetta em 2013, de acordo com o presidente da Via Itália, Francisco Longo, parceiro da Ferrari há 15 anos.
Segundo a empresa, com a adição de equipamentos o valor pode chegar a R$ 2,9 milhões. A importadora não forneceu a lista dos opcionais, mas, no configurador oferecido no site há itens como câmera de estacionamento, grade cromada e placa de dedicatória.
Vai a 340 km/h
Com o motor V12 e o design que deixou o cupê mais leve, além de mudanças na aerodinâmica, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. De acordo com a empresa, o propulsor possui injeção direta de alta pressão e três ignições sequenciais para aproveitar melhor o combustível. A velocidade máxima é de 340 km/h. A Ferrari diz que ele completou uma volta no circuito italiano de Fiorano em 1min23, mais rápido do qualquer outro modelo da marca.
A distância de frenagem também foi reduzida, de acordo com a montadora italiana. Para isto, as peças dos freios são de carros de corrida da fabricante, fazendo a redução de 100 km/h a 0 km/h em 30 metros.
Sobre o chassi totalmente novo, o modelo utiliza 12 tipos diferentes de ligas, alguns inéditos no setor, segundo a Ferrari. Como resultado, foi obtida uma melhoria de 20% na rigidez do chassi, ao passo que o peso seco é 70 kg menor do que o cupê V12 anterior: 1.525 kg, 54% deles distribuídos na traseira. A montadora diz ainda que o consumo de combustível foi reduzido em 30%. O interior do esportivo conta com detalhes em alumínio, fibra de carbono e couro costurado à mão.
A supermáquina foi apresentada mundialmente em março do ano passado, durante o Salão de Genebra.
Espaço interno
Segundo a fabricante, o espaço interno foi desenvolvido para acomodar perfeitamente pessoas de 1,90 m. A posição dos ocupantes é mais baixa, para trazer mais para o centro e próximo do chão o ponto de gravidade. Distribuição de peso é mais para a parte traseira (54%), para dar mais tração e estabilidade do carro.
O tanque de combustível está mais baixo para acomodar de forma perfeita a suspensão. A Ferrari investiu em alumínio e outras ligas leves antes usadas exclusivamente em aviões. Assim, o chassi, pontos de suspensão e fixação do motor estão mais rígidos, mas o carro está 50 kg mais leve. O fluxo de ar envolta do carro passa por vincos, spoilers, para-choque e para-lamas esculpidos na carroceria, o que reduz o atrito por não ter peças presas ao veículo.
De acordo com Longo, as vendas da empresa italiana no Brasil devem ficar entre 38 e 40 unidades. "Deverá ficar estável, com o aumento do dólar", prevê Longo. "O cliente brasileiro tem o hábito de comprar o carro que está na loja, não encomenda", acrescenta.
Motor
Tipo: Dianteiro-central, longitudinal, 12 cilindros em “v” a 65 graus, com injeção direta
Diâmetro e curso: 94 mm x 75,2 mm
Cilindrada: 6.262 cm3
Taxa de compressão: 13:1
Potência máxima: 740 cv a 8.250 rpm/ Potência específica: 118 cv/litro
Torque máximo: 690 Nm a 6.000 rpm/ Rotação máxima: 8.700 rpm
Dimensões e peso
Comprimento: 4,61 m
Largura: 1,942 m
Altura: 1,27 m
Entre-eixos: 2,72 m
Bitola dianteira: 1,66 m
Bitola traseira: 1,61 m
Peso seco: 1,52 kg*
Peso em ordem de marcha: 1.630 kg*
Distribuição de peso: 46% na frente, 54% na traseira
Relação peso/potência: 2,1 kg/cv
Tanque de combustível: 92 litros
* Com o pacote opcional de ligas leves
Rodas e pneus
Dianteira – 255/35 ZR20 9,5J/ Traseira – 315/35 ZR20 11,5J
Dianteira (pneus de inverno) – 255/35 ZR20 9,5J /
Traseira (pneus de inverno) – 305/35 ZR20 11,5J
Freios de cerâmica (diâmetro)
Dianteira – 398 mm
Traseira – 360 mm
Controles eletrônicos
ESC (controle de estabilidade)
ABS/ESB (sistema de freios antitravamento de alta performance com distribuição eletrônica da pressão)
F-1 Track (controle de tração da F-1)
E-Diff 3 (terceira geração de diferencial com controle eletrônico)
SCM-E (amortecedores com gerenciamento eletrônico e dupla válvula solenóide)
Câmbio
F-1 de dupla embreagem, sete marchas
Performance
Velocidade máxima – acima de 340 km/h
0-100 km/h – 3,1 segundos
0-200 km/h – 8,5 segundos
Consumo e emissões (ciclo europeu)
Consumo – 6,6 km/l
Emissões de CO² – 350 g/km
Fonte: Auto Esporte