17 de abr. de 2013

Adja B. Alves de Arruda professora de LIBRAS.


Segundo as estatísticas existem 26 surdos em Itabaiana, desses, aproximadamente 6 estudam LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). 

A professora Adja Barbosa Alves Arruda, é uma itabaianense que costuma realizar um trabalho voluntário de integração social dos surdos, e instruções sobre temas como a vida familiar, trabalho, escola, meio ambiente e religião; acabando assim com a barreira do preconceito, abrindo as portas para que alguns surdos se integrem a sociedade que lhe cercam.

Essa ação não é só profissional, mas humana, pois as atitudes desta educadora expressa à fé de quem acredita que estes que aprendem LIBRAS, sejam capazes de superar os seus limites e alcançar os seus sonhos.

E esse objetivo de alimentar o conhecimento do alunado, se converte em uma janela aberta para os outros, abrindo as portas do saber, nessa aventura maravilhosa e solidaria de ensinar, importando-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Esse idioma surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa, e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro; essa linguagem foi oficializada como a segunda língua oficial em nosso país em 24 de abril de 2002, segundo a lei n. 10.436. A língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil.

Fonte: Arte Notícia