
A previsão indica que a popularidade do sistema operacional em todo o mundo, com 1,2 bilhão de novos aparelhos Android sendo comprados em 2013 e com 70 bilhões de aplicativos sendo baixados no período, tornam a plataforma mais vulnerável a possíveis códigos maliciosos e outros vírus.
A probabilidade de que os usuários possam contrair algum malware ou spyware está diretamente relacionada a sua localização e comportamento. Ainda de acordo com a pesquisa publicada pelo BGR, os usuários norte-americanos têm 0,40% de chance de serem infectados, enquanto os russos têm 34,7% de chances.
Segundo o site Android Community, a pesquisa não se aprofundou muito e afirmou que o spam móvel será cada vez maior em volume e que a fraude de tarifas irá continuar ao longo do próximo ano. O relatório mostra que as fraudes por tarifa serão as formas dominantes de monetização para os escritores de códigos maliciosos.
Independentemente da ameaça, nunca é demais se proteger. Sempre verifique as URLs, procure entender e ler as permissões solicitadas por aplicativos, sempre verifique se seu telefone e aplicativos estão atualizados, mantenha as configurações de conectividade sempre no modo checar, e em alguns casos, até desligadas, e utilize um antivírus móvel.
Fonte: Canal Tech