O ex-governador da Paraíba, José Maranhão, deve ser mesmo o presidente estadual do PMDB, a partir de janeiro, por dois anos (2013 e 2014), com o compromisso de não mais disputar o cargo, para que outras lideranças se habilitem.
Seu nome deve ser homologado em convenção marcada para o dia 18 de dezembro, em João Pessoa. Ontem, em Brasília, Maranhão e outras lideranças do PMDB se reuniram com o presidente nacional da legenda, Valdir Raupp, para discutir um acordo que impedisse o racha no partido na Paraíba.
Participaram da reunião com Raupp, além de Maranhão, o ex-governador Roberto Paulino, o ex-senador Wilson Santiago e os deputados Benjamin Maranhão, Wilson Filho, Manoel Júnior (federais), Olenka Maranhão e Raniery Paulino (estaduais).
José Maranhão e o ex-senador Wilson Santiago registraram chapas para a disputa do comando do partido. Na reunião de ontem, segundo ele, ficou decidido que apenas uma chapa consensual será apresentada.
Na sexta-feira - Ele e Santiago vão retirar as chapas que apresentaram. Também vão se reunir na sexta-feira para discutir a formação de uma chapa de consenso, que contemple todas as lideranças.
De acordo com Maranhão, todos os deputados federais, deputados estaduais e prefeitos das principais cidades serão contemplados no Diretório Estadual, que tem 71 vagas. A Executiva Estadual tem 16 vagas que serão ocupadas também por nomes escolhidos em consenso.
Michel Temer - Após a reunião com Valdir Raupp, segundo Maranhão, todos se encontraram com o vice-presidente da República, Michel Temer, que também deu seu aval à união do PMDB da Paraíba.
Segundo Maranhão, a bancada da Paraíba ainda decidiu, durante a reunião, que votará fechada no nome do deputado federal Manoel Junior para a liderança do partido na Câmara Federal. Manoel Junior disputa a vaga juntamente com outros cinco peemedebistas e está bem articulado para o cargo.
De acordo com o ex-governador José Maranhão, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, será o nome do partido para o Governo do Estado nas eleições gerais de 2014.
O deputado Manoel Junior disse que a reunião foi positiva. Ele confirmou que o partido vai escolher uma chapa consensual, com todos os deputados federais e estaduais, além de prefeitos, no Diretório e na Executiva do partido.
“O melhor de tudo é que o partido está em paz na Paraíba”, afirmou deputado Benjamin Maranhão, acrescentando que Valdir Raupp e Michel Temer ficaram satisfeitos com o desfecho do caso.
Fonte: Correio da Paraíba