Parte dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba iniciaram uma paralisação de um dia na manhã desta quarta-feira (15). Em decorrência do movimento, os servidores bloqueraram as entradas do prédio do TRE-PB em João Pessoa, com faixas e correntes.
De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, na tarde desta quarta haverá uma reunião para decidir se a paralisação desencadeará numa greve nacional.
Conforme Lopes, caso haja greve, o calendário eleitoral decorrente neste ano poderá ficar comprometido. “Como haverá julgamentos sem servidores? Protocolos de documentos? Apuração e validação dos votos? Os servidores do TRE em todo país estão há mais de seis anos sem ter reajuste salarial. Estamos realizando este ‘apagão’ nesta quarta para desencadear uma greve para que haja uma discussão com o governo federal”, comentou o coordenador-geral do Sindjuf-PB.
Uma reunião entre os representantes do governo federal e a Federação dos Servidores do Poder Judiciário (Fenajud) será realizada na próxima segunda-feira (20). A intenção da categoria, segundo Marcos Lopes, é fazer com que o governo inclua o reajuste neste mês na peça orçamentária federal para 2013. “A peça precisa ser concluída até o dia 31 de agosto, quando é encaminhada para o congresso para que seja aprovada. A nossa categoria quer discutir com a presidente para queo reajuste aconteça neste orçamento”, explicou Lopes.
No início de julho deste ano, os servidores do TRE da Paraíba realizaram uma paralisação de quatro dias durante o período de registro de candidaturas na capital. Chegaram a dificultar o processo, bloqueando a entrada dos partidos no fórum. Só após uma reunião com o juiz Fabiano Moura de Moura responsável pelo cartório eleitoral onde eram registradas as candidaturas, foi que concordaram em liberar o acesso dos candidatos. Os servidores do TRE reivindicam um reajuste salarial que não é concedido há 6 anos.
Dados do G1 Paraíba