Comer 75 gramas de nozes por dia melhora a vitalidade, a mobilidade e a morfologia dos espermatozóides nos homens entre 21 e 35 anos de idade. A conclusão é de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, em estudo publicado no periódico Biology of Reproduction. De acordo com os pesquisadores, cerca de 70 milhões de casais no mundo têm problemas de fertilidade, sendo que de 30% a 50% dos casos são atribuídos aos homens.
Estudos anteriores haviam sugerido que a qualidade do sêmem humano diminuiu nos países industrializados, possivelmente devido à poluição e aos maus hábitos alimentares e de estilo de vida.
Assim, a equipe resolveu verificar se uma dieta mais rica em ácidos graxos poliinsaturados (AGP) - fundamentais para o amadurecimento do espermatozóide - poderia aumentar a qualidade do esperma.Para a pesquisa, os cientistas selecionaram 117 homens saudáveis de idades entre 21 e 35 anos e que faziam uso da chamada "dieta ocidental", rica em carnes, laticínios e açúcares refinados, e pobre em frutas e legumes. Dividiram, então, os participantes em dois grupos: um com 58 membros que evitaram o consumo de frutas secas, como as nozes (fonte rica em AGP); e outro com 59 homens, que comeram 75 gramas de nozes por dia.
O sêmem dos voluntários foi examinado no início e no fim do experimento, que durou um total de 12 semanas. Os especialistas não encontraram grandes mudanças no peso dos homens participantes, mas concluíram que o grupo que consumiu nozes aumentou de maneira significativa os níveis de ácidos graxos ômega 6 e ômega 3 e teve uma melhoria na vitalidade, movimento e morfologia de seus espermatozóides. O outro grupo, por outro lado, não apresentou mudanças.
Dados da Revista Época