30 de ago. de 2012

Delegação de Taekwondo paga do "próprio bolso" para representar PB em Campeonato Brasileiro.


A Seleção Paraibana de Taekwondo participará, neste final de semana, do Campeonato Brasileiro que acontecerá em Porto Seguro, na Bahia. Os atletas paraibanos viajarão nesta quinta, 30, com destino à competição que poderá trazer títulos para o Estado.

Os atletas treinam sem qualquer apoio dos poderes públicos e a participação de competições é condicionada aos que podem pagar a própria inscrição, passagem, hospedagem e alimentação durante o evento.
Segundo o treinador da Seleção, Lindomar J. Silva, não há apoio de Estados e prefeituras para que os atletas treinem e participem de competições.  "Os atletas de Taekwondo não tem apoio do Estado nem de prefeitura, desde que acabaram o Bolsa -Atleta que os alunos tem que treinar custeando as passagens e os custos quando vão participar de algum evento fora", relatou Lindomar.

Para este Campeonato, a Federação Paraibana de Taekwondo conseguiu uma van que levará os atletas que participarão da competição e a equipe técnica até Porto Seguro, "chegando lá, nós vamos procurar um lugar barato para nos hospedarmos e cada um vai pagar a própria conta e a alimentação. O patrocínio que conseguimos foi para a viagem que já ajudou bastante", disse Tomás André, presidente eleito da Federação Paraibana de Taekwondo.

O treinador Lindomar Silva lembrou que a falta de apoio do Governo estadual complica o desenvolvimento do esporte na Paraíba, "antes tinha o Bolsa-Atleta que dava condições dos lutadores treinarem bem porque cada um recebia R$ 800 por mês, a falta desse apoio dificulta a ida de atletas para competições. Mas o fim da Bolsa prejudica atletas de várias categorias e cada um tem que pagar do próprio bolso para participar" enfatizou.

Lindomar Silva disse que a Paraíba poderia ter oito homens e oito mulheres na competição, mas apenas cinco atletas participarão da competição, uma vez que a inscrição foi paga por cada competidor. Os atletas que participarão são João marcos (na Categoria acima de 87kg), Kléber Evaristo (categoria até 54kg), Alenilson Francisco (categoria até 74kg), Diego Moreira (categoria até 63kg) e José Jonatas Marinho (na categoria Master até 87kg).


Fonte: Clickpb