Presidiários de Sapé desenvolvem atividades artísticas, respaldados no apoio de Silva Neto |
Interrogado sobre o a nova fase vivida no presídio, o diretor disse que era suspeito para falar, mas que toda a sociedade tinha conhecimento dos novos rumos no presídio, hoje de cara nova, tendo passado por pinturas e outras melhorias em sua parte física. Silva Neto adiantou que nos últimos dias deixou, inclusive, de pedir alimentos a Secretaria de Administração Penitenciária, por deter um estoque de alimentos, que tem aumentado e melhorado em relação à qualidade.
“Temos tratado com disciplina e também com respeito os presos, e caso não acontecesse dessa forma, teríamos as próprias famílias deles também aprisionadas diante da situação, pois sabemos que num passado não muito distante os presos eram mal tratados e não tinha a assistência que damos agora”.
Em conversa com a reportagem, Silva Neto deu graças a Deus por ter encontrado um apoio muito grande da sociedade sapeense, e da secretaria de Administração Penitenciária, na pessoa de Washington França, da gerente da secretaria de administração penitenciária Dra. Iza, e do próprio secretário Harrison Targino, através do qual dispunha hoje no presídio de 08(oito) profissionais da educação contratados para ministrar aulas aos presos, com 100% deles devidamente matriculados. O diretor também destacou a participação de católicos e protestantes, a exemplo de padres, pastores e missionários que tem trazido a Palavra de Deus aos apenados.
Criatividade dos detentos
Dotado de uma horta em suas dependências, é no próprio presídio que são produzidas verduras diretamente aproveitadas na alimentação dos presos, os quais com criatividade têm produzido outras coisas, como iogurte caseiro e queijo. Já na área literária, são produzidos cordéis (através do detento Marcos) que são distribuídos e aproveitados pelos presos, que leem e aprendem a arte poética.
Ações do governo estadual
O diretor falou que recentemente o presídio recebeu, através do governo do estado, carteiras escolares e uma viatura que tem servido para um atendimento mais eficaz em relação ao deslocamento de presos com problemas de saúde, os quais, passando pela abstinência são encaminhados para tratamento médico. Silva Neto frisou que parcerias importantes têm sido mantidas e também tem contado com o apoio de amigos como Wilson Nascimento e Roberto Feliciano, os quais intermediaram a aquisição da viatura, a qual tem sido imprescindível para a realização dos trabalhos. Finalizando, Silva Neto disse com felicidade “Hoje estamos no topo dentre os demais presídios da Paraíba, e devo isso a parceiros como Wilson e Roberto Feliciano, a minha equipe, aos agentes penitenciários, ao governo do Estado, irmãos evangélicos, comunidade católica e a própria sociedade sapeense”.
Dados do Blog SOBRADO EM FOCO