15 de mai. de 2012

Agassiz Almeida Filho mostra que é o mais preparado para a reitoria da UEPB.


O debate realizado pela comissão eleitoral na tarde desta Segunda-Feira (14), no auditório do Colégio das Damas, em Campina Grande, confirmou o que a comunidade universitária tem comprovado durante a campanha para a escolha do novo reitor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB: Agassiz Almeida Filho, chapa 4 – Autonomia para todos, é o candidato mais preparado para assumir os destinos da instituição, na construção de uma UEPB para o século XXI. O reitorável mostrou que tem o perfil de Reitor. 

Agassiz Almeida, que esteve acompanhado de Joana d’Arca (Vice-Reitora), apresentou o projeto Autonomia para todos, que tem como princípios estruturantes, a consolidação da autonomia, implantação do orçamento participativo, integração política dos centros - o que envolve o diálogo constante com alunos, técnicos e professores, e reestruturação administrativa, de modo a democratizar efetivamente o processo de tomada de decisões. O reitorável também enfatizou a importância da reforma administrativa no sentido de desburocratizar a universidade.

No seu primeiro pronunciamento, Agassiz falou da necessidade da integração política, o qual parte da idéia de que todos os centros devem participar da tomada de decisões da gestão, citou a criação do orçamento participativo, consolidando a autonomia com diálogo franco, aberto com todos os setores da universidade e sociedade, capaz de fazer com que as forças políticas reconheçam a importância da UEPB.

Durante o debate, Agassiz Almeida, chapa 4, respondeu a questionamentos dos demais candidatos e da platéia presente ao auditório. Ele mostrou que com base nos quatro eixos estruturantes do projeto Autonomia para todos, a sua gestão vai construir uma UEPB com autonomia para todos, visando atender aos anseios da comunidade acadêmica, elegendo como prioridades, mais diálogo com o governo, melhorando as bibliotecas; com reforma nas instalações; realização de concursos; maior incentivo aos alunos através de bolsas de estudo; incentivo aos cursos e programas de extensão; excelência na qualidade do ensino, através da oferta de cursos de aperfeiçoamento para os professores.

Portanto, no debate, a chapa 4 mostrou o equilíbrio e a clareza na exposição das idéias, que é o que mais interessa à comunidade acadêmica. O eleitorado consciente necessita de propostas úteis.