A população de Alagoa Nova está há mais de quarenta dias sem água nas torneiras e cobra da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) uma solução para o problema.
O morador da cidade, Luiz Carlos Rodrigues, afirma que todos os dias liga para a Cagepa, mas a única resposta que recebe dos atendentes é que o sistema está em manutenção. "Não é possível que uma manutenção dure tanto tempo. O que eu acho interessante é que as contas não param de chegar", afirmou.
Ele falou que a água chega em poucas torneiras da cidade apenas uma vez por semana e os moradores que não têm condições financeiras para comprá-la sobrevivem graças aos poços artesianos construídos pela Prefeitura. "A água é cara e muitas pessoas se deslocam dois quilômetros para pegar águas nos poços e fazer todos os serviços domésticos e isso acontece todos os dias", lamentou.
Revoltada com o descaso da Cagepa, a população de Alagoa Nova já programa um manifesto para reivindicar o reabastecimento imediato no município.
O prefeito de Alagoa Nova, Kleber Moraes, decretou na última quinta-feira (19) "estado de emergência" e pediu ao senador Vital do Rego para lutar por recursos junto ao Governo Federal para acionar a 'operação Carro Pipa' na cidade.