É UMA VERGONHA.
Os alunos de uma escola estadual localizada em Catolé de Boa Vista, distrito de Campina Grande, no Agreste paraibano, estão sem aula por dois motivos: falta de transporte escolar e de água.
A diretora da escola, Isabel Cristina Ferreira, explicou que existem professores e que as aulas deveriam ter iniciado em fevereiro deste ano. De acordo com a diretora, o problema existe há 24 anos.
“A escola está prejudicada. Pronta com equipe de professores para atender e todos esses anos, desde que a escola foi fundada em 1988, que sofre com esse problema”, disse Isabel Cristina.A cada quatro alunos, três moram distante da escola. É o caso de Lúcia Souza, que é mãe de alunos e também estuda na escola. “Eu moro a 9 km e sou uma das que mora mais próximo ao colégio e não tem condições das crianças, e até mesmo nós, de se deslocar para cá. Sem contar com as chuvas. Porque estamos atrasando o período para iniciar, vem o inverno e tem comunidades que ficam ilhadas”, disse a aluna. A falta de transporte é devido ao fim do convênio do governo com o município que foi encerrado no fim de 2011.
Um outro problema enfrentado pelos alunos e também moradores de Catolé de Boa Vista é a falta de água. A agricultora Ivonete Andrade precisa comprar água e gasta R$ 5 a cada 200 litros. Mesmo com a falta de água, as contas continuam chegando. “Aqui a gente nunca tem água. Tem só a conta para pagar”, lamentou a agricultora.
Por conta dos transtornos causado pelo atraso das aulas, alguns alunos já estão pensando em desistir do vestibular. “Acho que vou deixar para o ano que vem porque não tenho mais condições”, disse a estudante Ericarla Menezes.
Os representantes da Terceira Região de Ensino da Paraíba participaram de uma reunião na quarta-feira (28) com moradores da comunidade e anotaram as queixas para resolver a questão dos transportes. Já a assessoria de imprensa da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que toda a rede que distribuía água será recolocada, mas o projeto ainda não tem prazo para começar.
Dados do G1 Paraíba.