1 de fev. de 2012

Jornais O NORTE e Diário da Borborema serão fechados.

Os jornais O NORTE, que circula na Grande João Pessoa, e o Diário da Borborema, que circula na região de Campina Grande, serão fechados. Os veículos de comunicação pertencem ao Grupo Diários Associados.

A informação foi dada por jornalistas que trabalham na empresa na rede social twitter. Cerca de 500 deles poderão ser demitidos.

As últimas edições dos dois jornais sairão nesta quinta-feira (2).


Histórias

O Norte (PB)


O jornal O NORTE, dos Diários Associados, foi fundado há 103 anos, em 7 maio de 1908. O mais velho jornal da iniciativa privada da Paraíba uniu-se ao sistema de comunicação comandado pelo jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo em 1954, quase cinqüenta anos após a sua fundação. A partir daí, o jornal passou a integrar a maior cadeia de comunicação da América Latina.

O jornal O NORTE foi o primeiro a trazer o sistema de impressão off-set para a Paraíba, na década de 70. Ele também foi pioneiro no Estado na informatizar da redação. Em 1991, as máquinas de datilografia começaram a ser substituídas por computadores, imprimindo uma nova era em sua história, com mais velocidade e modernidade.

Diários Associados

Foi fundado no dia 2 de outubro de 1957, e em 2001 ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.

O jornal campinense Diário da Borborema foi fundado pelo magnata das comunicações Assis Chateaubriand que, natural da cidade de Umbuzeiro-PB, viveu boa parte da sua juventude em Campina Grande. Sua primeira edição foi publicada em 2 de outubro de 1957 e contou com seis cadernos.

A tiragem inaugural foi impressa em 15 minutos, imediatamente após o corte da fita inaugural promovido pelas autoridades locais da época, como o prefeito Elpídio de Almeida e do Bispo Dom Otávio Aguiar, em sua antiga sede localizada na Rua Venâncio Neiva.