4 de fev. de 2012

Governo cubano veta vinda de blogueira ao Brasil.

Pela 19ª vez em menos de quatro anos, o governo comunista de Cuba não concedeu permissão para que a blogueira e ativista Yoani Sánchez faça uma viagem para fora do país. A informação foi postada nesta sexta-feira pela dissidente em sua página no Twitter. A mais recente negativa era para uma viagem ao Brasil.

- Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a 19ª vez que violam o meu direito de entrar e sair de meu p...

Desde 2008, Yoani já entrou com 19 pedidos de viagem – desse total, cinco eram para o Brasil. Yoani foi convidada para assistir à estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, em Jequié (BA), prevista para o próximo dia 10 de fevereiro.


No início de janeiro, o R7 divulgou com exclusividade um vídeo em que a blogueira pede a intervenção da presidente Dilma Rousseff para que Havana conceda a permissão de saída. Além da gravação, Yoani também enviou uma carta para Dilma em meados de janeiro.

O senador brasileiro Eduardo Suplicy (PT-SP) chegou a enviar uma carta ao embaixador de Cuba em Brasília pedindo que o governo da ilha autorizasse a viagem da ativista. A carta foi mandada com cópia também para a presidente brasileira e para o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), para que eles se unissem a seu apelo.

A presidente brasileira, no entanto, que viajou a Cuba no início desta semana, não fez nenhum comentário sobre o caso. Mas, no último dia 25, o governo brasileiro concedeu o visto de turista para a cubana, o que não tinha acontecido nos quatro pedidos anteriores, todos durante os anos do governo Lula.

Conhecida por ser trabalho no blog Generación Y, onde posta análises, denúncias e crônicas sobre o governo comunista dos irmãos Castro (que comandam a ilha desde 1959), Yoani não faz uma viagem ao exterior desde 2004.

Isso ocorre porque uma lei de migração da ilha obriga todo cubano a pedir uma permissão do governo antes de viajar ao exterior.

No Twitter, Yoani comentou a nova negativa do governo de Cuba perguntando "onde está o artigo 13 da Declaração de Direitos Humanos?". 

Este é justamente o artigo que trata da liberdade de pensamente e de expressão.

Dados do R7