Desde a última quarta-feira, dia 04, a população de Ingá começou a ser assistida por um serviço fundamental no atendimento à saúde em casos de urgência e emergência. O município colocou em funcionamento, através da Secretaria Municipal de Saúde, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Com o funcionamento do SAMU, Ingá passa a ter um dos serviços mais utilizados em todo o Brasil e que é responsável por boa parte dos atendimentos em urgência e emergência.
A partir de agora, nossa população vai ter uma ambulância capaz de atender casos de trauma com rapidez e eficiência, fator que contribui muito para o aumento das chances de sobrevivência após um acidente automobilístico, por exemplo”, explicou o secretário de Saúde de Ingá, Eurivaldo Araújo.
O secretário explicou também a importância da conscientização, por parte dos pais de família, em impedir que crianças utilizem o telefone do SAMU, o 192, para passar trotes. “Esse serviço é de fundamental importância para o atendimento de saúde e envolve dezenas de profissionais ligados diretamente na execução de cada atendimento. Por isso, nós pedimos que os pais e mães de famílias ingaenses que fiscalizem suas crianças e conversem para que trotes telefônicos sejam evitados”, acrescentou o secretário Eurivaldo.
Com o inicio dos atendimentos, o SAMU de Ingá vai atender à uma população estimada em mais de 18 mil habitantes. A perspectiva da administração municipal é que em algumas semanas o serviço seja regionalizado e expandido para atender as populações dos municípios vizinhos de Juarez Távora e Itatuba.