28 de jan. de 2012

Documentário sobre aboio começa a ser gravado em São José dos Ramos.

Vinte jovens do município participaram do curso de audiovisual, que foi realizado durante seis meses dentre eles Adriano Francisco, Elielson Brito, Janyeli Felix, João Batista, Leila Nascimento, Sulivan Alves, Venicios dos Santos e Wilma Rejane que tem como conclusão a realização do documentário. As primeiras gravações do curtametragem sobre vaqueiros e aboiadores começaram no último domingo (22/01) na Fazenda Pirapanema, em São José dos Ramos, que fica a 82 km de João Pessoa, na mesorregião Zona da Mata paraibana.

“A história e os sentimentos dos vaqueiros serão eternizados nesse documentário”, disse o produtor Dudé Rodrigues, que compõem a equipe ao lado de Marcelo Quixaba, orientador, e Edglês Gonçalves da Silva, coordenador no município.

Para Adriano Roberto, um dos participantes e que executa a função de diretor do documentário, o projeto conseguiu mostrar a linguagem do cinema em seus cinco módulos. “Tem sido uma experiência ímpar, com aprendizagem satisfatória. Eu sempre tive vontade de participar de audiovisual, mas faltava oportunidade, e esse projeto foi uma janela, uma janela para o mundo”, observou.

Além de produzir uma obra audiovisual documental de curtametragem concebida a partir de ações que promovam a cidadania e a cultura dos moradores de São José dos Ramos, o projeto tem como objetivos manter viva a memória para o resgate da autoestima da comunidade, estimular uma visão crítica da linguagem do audiovisual nos moradores e difundir a potencialidade econômica da região, tendo o turismo como foco para o desenvolvimento sustentável.

Aboio – São José dos Ramos tornou-se conhecida como a terra dos aboios, por ser comum os vaqueiros do lugar tangerem a boiada para os pastos ou para o comércio em Pernambuco ao som da melancólica poesia de canto original.

Ainda hoje a cultura do aboio é disseminada e reproduzida de geração em geração. Segundo Dudé Rodrigues, o projeto Janela do Mundo vem agora aliar a tradição dos aboios à contemporaneidade do audiovisual. “A ideia é difundir essa prática entre os jovens do município como forma de elevar a autoestima, preservar valores culturais relevantes que marcam uma identidade, além de servir como uma janela para ampliação de uma visão de mundo”.

O documentário será lançado em março, na festa do padroeiro do município. O projeto Janela do Mundo tem o patrocínio do Programa BNB de Cultura 2011, em parceria com o BNDES, e apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Prefeitura Municipal de São José dos Ramos.

Dados de Ed Gonchá