3 de nov. de 2011

Os lixões - Meio Ambiente.

Os lixões consiste em  200.000 toneladas de resíduos domésticos são lançadas diariamente no meio ambiente sem nenhum cuidado especial, ou seja 96% não terão seu destino final em algum lixão. Isto acontece em 95% das cidades do país.E as 39% restante são jogados em beira de rios, nascentes ou espalhadas pela cidade.

A maioria dos municípios do Brasil possui áreas comprometidas por causa dessa prática. Sem nenhum controle sanitário ou ambiental o lixo acarreta graves problemas de saúde pública, relacionados com a proliferação de vetores de doenças.

Segundo o Laboratório de Engª Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Minas Gerais, a má gestão destes resíduos é responsável por 65% das doenças no Brasil.

O lixo que é retirado pelos caminhões coletores da porta de nossas casas vai para algum lugar. Muitas vezes esse lugar é impróprio, isto é, o lixo é jogado numa porção de terreno, sem nenhuma preparação para evitar os danos que ele pode causar. Esses locais chamam-se depósitos clandestinos de lixo ou lixões.

Os lixões devem ser totalmente extintos, todos os cidadão de bem, devem lutar e exigir das as autoridades a qualquer custo.
  
Depósitos clandestinos - são aqueles locais onde um determinado cidadão ou empresa começa a jogar seu lixo. Esses depósitos representam uma grave ameaça à saúde pública, devem ser combatidos e denunciados. 

Se você tem conhecimento de algum depósito clandestino de lixo, denuncie-o ao órgão responsável.
   
Lourdes Lima (Especialista em Educação Ambiental)
Ela está aberta para Aulas, Seminários  sobre o Tema Meio Ambiente.